Image Map

14 de novembro de 2013

Cécrops (Cecrópe)

 ۞ ADM Sleipnir

Cécrops (ou Cécrope, grego: Κεκρωψ) foi um herói cultural e um dos primeiros governantes de um antigo reino conhecido como Ática (também Cecropia), também creditado como o fundador de Atenas. Era um ser autóctone, descrito como um homem da cintura para cima e com uma cauda de serpente no lugar das pernas, nascido da terra (Gaia) ou, segundo as Fábulas de Higino, filho do deus Hefesto. Neste último caso, Cécrops acaba sendo confundido com outro personagem gerado da terra e com seu mito, Erictónio.

Cécrops foi o primeiro homem a oferecer sacrifícios à deusa Atena após seu nascimento da cabeça de Zeus e ele estabeleceu seu antigo santuário na Acrópole. Ele também ensinou aos atenienses sobre o casamento, a literatura, como enterrar corretamente seus mortos e ainda proibiu o sacrifício de criaturas vivas aos deuses.


A disputa entre Atena e Poseidon



Foi durante o reinado de Cécrops que ocorreu a competição entre Atena e Poseidon para decidir quem seria o padroeiro da cidade. Os deuses decidiram resolver a disputa dando presentes divinos para o povo da cidade, e Cécrops deveria escolher qual dos presentes era o melhor. O vencedor da disputa também renomearia a cidade. Poseidon então bateu seu tridente no chão, e da fenda formada começou a jorrar água, formando uma bela fonte. Atena, por sua vez, bateu no chão com seu cajado e uma oliveira surgiu a partir da terra. 

Cécrops tinha que pensar bem sobre qual presente era o melhor e levou um longo tempo para isso. Ele eventualmente bebeu um pouco da água que Poseidon criou, mas ela era salgada, e inútil para o consumo. Depois de provar a água, ele decidiu que o presente de Atena era o melhor. Ele também alegou que a área de Cecrópia tinha muitas fontes, mas não muitas oliveiras. Dessa forma, Atena venceu a disputa e renomeou a cidade como Atenas. Poseidon ficou furioso por ter perdido o concurso e amaldiçoou a cidade, provocando falta de água constante durante toda a sua história.

Descendentes

Cécrops teve três filhas, Aglauro, Herse e Pandroso, também conhecidas como Cecrópidas, e personagens importantes do mito de Erictônio. Cécrops teve também um filho chamado Erisíquion, que morreu antes do pai e não teve filhos.




fontes:

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

5 comentários:

  1. Prezado(a), bom dia! Achei muito interessante o texto. Estou trabalhando em um livro sobre as plantas conhecidas como embaúba, que pertencem ao gênero Cecropia, nome que se relaciona com esta história mitológica. O motivo não está claro, mas seria legal fazer referência a esta narrativa mitológica em meu livro. Para tanto, eu precisaria citar uma referência bibliográfica. Você poderia me informar sua fonte, por gentileza? Atenciosamente, Daniel Praia.

    ResponderExcluir

  2. traduzi-lo para espanhol por favor!

    ResponderExcluir
  3. Meo 100or, já vi muitos blogs brasileiros falando de Cécrops, porém, falo com muito orgulho, que esse post foi o melhor que já li S2

    ResponderExcluir
  4. Qual foi o nome da cidade grega antes de ser chamada de Atenas??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem historicamente, nem nos mitos originais encontrei relatos a respeito de qual nome a cidade tinha antes de ser chamada de Atenas. Nesta matéria >>>> <<<< o autor afirma que era "Aktiki", mas tenho minhas dúvidas quanto a isso.

      Excluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby