Image Map

24 de dezembro de 2014

Chyskhaan, o Senhor do Frio

۞ ADM Sleipnir


Chyskhaan (Чысхаан na língua yakut,  "touro do gelo"), conhecido pela alcunha de Senhor Do Frio, é um personagem pertencente ao folclore de Yakutia, uma república federal da Rússia também conhecida como República de Sakha. É muito difícil encontrar informações na web sobre esse personagem por causa das muitas maneiras diferentes em que o seu nome é traduzido e transliterado da língua Sakha, mas também porque Yakutia é uma região muito remota, onde, como você pode imaginar, uma conexão com a internet não é exatamente uma coisa comum. O fragmento abaixo descreve uma parte da lenda de Chyskhaan:

"Chyskhaan sempre existiu! Sua responsabilidade é manter o frio confinado em determinadas altitudes, latitudes e regiões. Ele mantém intactos o gelo e o frio do Ártico e da Antártida. Durante o Yule, a noite mais longa e o dia mais curto, o povo do norte se reúne em santuários construídos em seu nome, e lhe oferecem presentes para que leve o frio embora  e permita o retorno do sol. Os presentes são deixados no santuário, onde Chyskhaan irá recolhê-los e redistribuí-los para aqueles que enfrentam necessidades, mantendo para si mesmo somente o que for necessário para honrar a magia que ele iria trabalhar ao longo dos próximos meses. Sua magia afugenta a noite e traz o sol. Ao mesmo tempo, ele controla a rapidez com que o gelo e a neve derretem, a fim de evitar a inundação das aldeias e as pessoas que dependiam dele. Ele também enterra lugares sagrados sob a neve para que eles não possam ser encontrados por aqueles que procuram usar seu conhecimento para objetivos pessoais e pelo poder. "


fonte:

CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTAGENS DA SÉRIE
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

6 comentários:

  1. Gostei muito do texto em referência ao Chyskhaan!!! grato pela esmera postagem.

    ResponderExcluir
  2. Trabalho excelente o de vocês, parabéns pela dedicação e qualidades dos posts. Aproveito para desejar a equipe do blog e aos leitores um 2015 incrível!!

    ResponderExcluir
  3. Vcs podem fazer um post do ahhol,o morcego gigante de java?eu conheço ele mas não sei sobre ele,e queria muito saber sobre ele.

    ResponderExcluir
  4. A primeira vista já me interessei pela história. Que figura interessante e que belo conto envolvendo o solstício de inverno não é? essa data sempre carrega muitos mitos ao longo do ano.

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby