Image Map

8 de maio de 2015

Xochipilli

۞ ADM Sleipnir


Xochipilli (do nauátle xochi, "flor" e pilli, "príncipe" ou "criança") era o deus asteca das flores, do prazer, do amor, da dança, da pintura, dos jogos, das festas e da criatividade. Ele também era o deus patrono dos homossexuais e dos prostitutos. Sua consorte era a deusa do agave Mayahuel, e sua irmã gêmea era a deusa Xochiquetzal (por vezes dita também ser sua mãe ou sua consorte). Ele possui outros dois irmãos: Ixtlilton (um deus associado a saúde, medicina e da dança) e Macuilxóchitl (deus dos jogos), e como um trio, representavam saúde, prazer e felicidade. 

Xochipilli é uma manifestação benevolente de Piltzintecuhtli, o jovem deus do sol que era por sua vez uma manifestação de Tonatiuh, o supremo deus sol asteca. O deus era intimamente associado com o deus do milho Centeotl (um dos maridos de sua irmã), sendo por vezes referido como o "Príncipe da Flor de Milho" ou Centeotl-Xochipilli, um dos sete Senhores do Dia. Os Zapotecas o adoravam como QuiabelagayoDevido aos seus atributos, Xochipilli era considerado um membro dos Ahuiateteo, os chamados "deuses do excesso e do prazer". Ele é o patrono do 11º dia do calendário asteca, ozomatli (macaco). 


Culto

Xochipilli era particularmente cultuado na cidade de Xochimilco. A oferta mais comum ao deus era o milho, e durante os seus festivais, que eram realizados na estação de crescimento no início e durante Tecuilhuitontli (o 8° mês asteca), pulque (uma bebida alcoólica feita a partir da planta maguey ou agave) era consumido copiosamente. Estátuas do deus também também eram frequentemente enfeitadas com flores e borboletas. 

Durante os quatro dias que antecediam seu festival, era permitido comer somente pão de milho sem sal e somente uma vez por dia. Além disso, os homens não podiam ter relações com suas esposas. Casio o jejum sexual fosse violado, Xochipilli poderia enviar furúnculos, hemorróidas e doenças venéreas àqueles que o fizessem.

Virgens também eram sacrificados em honra de Xochipilli. Os sacrifícios ocorriam durante uma cerimônia especial, onde as pernas da vítima eram cruzadas antes de ter seu coração arrancado e oferecido ao deus. Seus corpos eram levados posteriormente para a "Casa da Névoa",  criada especificamente para estes sacrifícios. 

Uma mulher representando a deusa Xochiquetzal também era ritualmente sacrificada em sua honra. Um sacerdote, então, vestia sua pele e sentava-se em frente do templo, enquanto artesãos dançavam ao redor do sacerdote enquanto ele fingia tecer. Os artesãos se vestiriam como cães, macacos, coiotes, jaguatiricas e onças, enquanto empunhavam símbolos de seu ofício, como um pincel.

Representações

Xochipili era visto como um espírito sem forma, e muitas vezes era descrito como vermelho e sem pele. Na arte, sua representação mais famosa é uma estátua datada do tardio período pós-clássico (1450-1500 d.C.), uma obra-prima da escultura asteca, que reside agora no Museu Nacional de Antropologia na Cidade do México. A estátua possui 1,2 metros de altura e mostra o deus sentado em uma plataforma do templo (ou talvez um tambor), decorada com borboletas, flores e clusters de quatro pontos que representam o sol. Xochipilli está vestindo uma máscara e está coberto de flores de plantas psicotrópicas, cogumelos alucinógenos e peles de animais. 


fontes:
  • https://www.ancient.eu/
  • As Melhores Histórias das Mitologias Asteca, Inca e Maia, de A. S. Franchini
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

4 comentários:

  1. Gratidão ao site, foi muito esclarecedor pra mim.. muito Bom!!.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado por compartilhar conosco.

    ResponderExcluir
  3. Adorei . Ele explica tudo sobre a vida de xochipille mas eu gostaria de saber mais sobre ele isso não é o suficiente para eu fazer meu trabalho de português .

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby