Image Map

8 de junho de 2020

He Bo

۞ ADM Sleipnir



He Bo (chinês: 河伯, "Conde do Rio Amarelo"; também chamado de Feng Yi (chinês: 馮 夷), Bing Yi (chinês: 冰 夷) ou Wu Yi (chinês: 無 夷)) é na mitologia chinesa o deus do Rio Amarelo, o segundo maior rio da China. Refletindo a personificação do rio Amarelo, Hebo era considerado uma divindade benevolente, mas também gananciosa, imprevisível e perigosamente destrutiva.

De acordo com a lenda, He Bo foi uma pessoa real que teria se afogado enquanto atravessava o Rio Amarelo. O Imperador Celestial teve piedade dele e o transformou na divindade do rio, assumindo a forma de um dragão branco com um rosto humano. Apesar dessa ser uma representação comum dele, existem representações de He Bo como um homem idoso sentado sobre uma tartaruga ou como um peixe com o rosto de um homem.


He Bo na Literatura Chinesa

He Bo é frequentemente mencionado em fontes antigas, como o Zhuangzi e os Versos de Chu Ci, bem como alguns livros apócrifos como o Shangshu zhonghou kao heming. Neste último, é dito que Yu, o Grande (primeiro governante e fundador da Dinastia Xia), no tempo em que este estava domando as inundações de vários rios da China, recebeu de He Bo o Hetu (chinês: 河圖), uma espécie de mapa do Rio Amarelo, que o ajudou a entender a geografia exata do rio. Uma história semelhante é contada no livro Shizi e mencionada na breve enciclopédia Bowuzhi. Nas duas histórias, He Bo é chamado de "espírito do rio" (chinês河 精, hejing). 

De acordo com uma história do livro clássico chinês Huainanzi, o lendário arqueiro Hou Yi certa vez atirou uma flecha em seu olho esquerdo, como punição pelas muitas inundações devastadoras que ele havia provocado.

De acordo com o poema Tianwen (parte dos Versos de Chu Ci), He Bo possui uma consorte chamada Luo Shen (chinês: 洛神, "Deusa do Rio Luo") ou Luo Pin (chinês: 嬪 雒, "Senhora do Rio Luo"), que curiosamente possui uma origem idêntica a de He Bo. Pelo menos desde o período Shang (séculos XVII a XI a.C.), sacrifícios de animais e seres humanos a He Bo e Luo Shen eram regularmente realizados para apaziguar as inundações ou as almas das pessoas que se afogaram em inundações. 

Cultura Popular

He Bo é um dos muitos personagens mitológicos que integram o MOBA Smite, como parte das divindades do panteão chinês.


fontes:

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

3 comentários:

  1. Este seria o dragão que conversou com o imperador chinês e o ensinou a arte da escrita?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pierre! O dragão de que fala chama-se Longma, e fiz um post sobre ele recentemente aqui no blog. Ele está mais para um Qilin que para um dragão.

      Excluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby