Image Map

13 de julho de 2021

Laevateinn

۞ ADM Sleipnir

Arte do card "Relíquia Nórdica Laevateinn" em Yu-Gi-Oh!

Laevateinn (nórdico antigo Lævateinn, "galho danoso") é na mitologia nórdica uma arma brevemente mencionada no poema Fjölsvinnsmál (nórdico antigo, "A balada de Fjölsvinn"), o segundo de dois poemas nórdicos antigos comumente publicados sob o título Svipdagsmál (nórdico antigo, "A balada de Svipdagr") e às vezes incluído em edições modernas da Edda Poética. Criada pelo deus da trapaça Loki, essa arma é descrita como sendo a única capaz de matar Vidofnir (Viðofnir), o galo que habita no topo da árvore Mimameid (Mímameiðr). Vidofinir e Mimameid também são atestados somente nesse poema, e geralmente são considerados outros nomes para a águia Hraesvelgr e a árvore do mundo Yggdrasil

Laevateinn tem sido referida de várias formas por diferentes autores e tradutores; normalmente é referida como sendo uma espada (geralmente flamejante), uma adaga, um dardo ou arma para atirá-lo, uma varinha ou um cetro mágico. Ela foi criada com um galho retirado por Loki da entrada do mundo dos mortos, e encantado com runas mágicas. Ela é ainda guardada por Sinmara, uma giganta, geralmente considerada uma consorte do gigante de fogo Surtur, senhor de Muspelheim.

Nos escritos originais, Laevateinn era chamada de Haevateinn, sendo essa pequena alteração na grafia de H para L obra do linguista norueguês Sophus Bugge (1833-1907).

Cultura Popular

Sob a forma de uma espada flamejante, Laevateinn apareceu no quinto capítulo da série Loki, da Marvel/Disney, sendo entregue ao Loki protagonista por sua variante Loki criança. Antes já havia aparecido em diversas ocasiões nos quadrinhos. A arma também aparece em outras mídias, como no card game Yu-Gi-Oh!, nos mangás/animes Kuroshitsuji e Black Clover, na série de games Touhou Project e como o nome de um personagem do mobile game Phantom of the Kill.



PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

7 comentários:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby