Image Map

20 de dezembro de 2021

Caganer

۞ ADM Sleipnir

Um Caganer (em língua catalã, "cagão" ou "cagador") é uma estatueta retratada no ato de defecar que aparece em presépios na Catalunha e em áreas vizinhas com cultura catalã, como Andorra, Valência e norte da Catalunha (no sul da França ). É mais popular e difundido nessas áreas, mas também pode ser encontrado em outras áreas da Espanha (Murcia), Portugal e sul da Itália (Nápoles). 

Tradicionalmente, a estatueta é representada como um camponês, usando o tradicional boné vermelho catalão (a barretina) e com as calças abaixadas, mostrando o traseiro nu, e defecando. Ela é usada como um símbolo de boa sorte e prosperidade, pois está relacionado com a adubação do solo para o próximo ano. Acredita-se que uma pessoa sem um Caganer em seu presépio certamente terá um ano ruim. 

A origem exata do Caganer não é conhecida. Sabe-se apenas com certeza que tem pelo menos 200 anos e que teve início em comunidades agrícolas. Embora o Caganer original fosse um fazendeiro, hoje em dia é possível comprar estatuetas modernas representando uma variedade de pessoas famosas e personagens fictícios no ato de defecar. 

fontes:


CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTAGENS DA SÉRIE
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

2 comentários:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby