Image Map

13 de abril de 2022

Tibungue

۞ ADM Sleipnir

Arte de Rodrigo Viany (Sleipnir)

O Tibungue (também conhecido como Tibungue Zererê ou "Saci-Pererê de Minas Gerais") é uma criatura oriunda do folclore de Minas Gerais. Geralmente descrito como um ser de pequena estatura e com uma perna só, o Tibungue se assemelha a outra criatura bem mais famosa do nosso folclore, o Saci. Porém, o Tibungue pode ser diferenciado do mesmo pelo fato de possuir uma flecha flamejante cravada no meio de sua testa e também por não fumar um cachimbo.

Morador das matas, o Tibungue, assim como o Saci, tem por hábito provocar travessuras em sítios e roças. Espanta animais, apaga o fogo de velas e lampiões e faz objetos sumirem. Além disso, dizem que ele tem o hábito de sequestrar e devorar crianças, o que permite classificá-lo como uma espécie de bicho-papão.

Arte de Marcos Morce

fontes:

  • Abecedário de Personagens do Folclore Brasileiro, de Januária Cristina Alves;
  • Dicionário do Folclore Brasileiro, de Câmara Cascudo.
NÃO DEIXE O BLOG MORRER! Separe um minuto para comentar, elogiar ou criticar as publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante e ajuda a manter o blog ativo!

5 comentários:

  1. GA:Olá sou eu de novo,na minha região a uma Lenda sobre uma doença mística chamada Cobreiro; manchas infecciosas que aparecem no corpo e se conseguirem circular(dar uma volta completa em torno do seu corpo) ai você morre,O único jeito de evitar o Cobreiro é pedindo para um(a) Rezador(a) rezar em você com folhas de Mussambê ou Peão-Bravo.
    Segundo os mais velhos a doença surgiu quando um homem tentou invocar o "Coisa ruim" com sangue de cobra.
    Essa é a versão que eu conheço porém acho que pode haver variações da história.
    PS:pelo o que eu entendi acompanhando o blog vc é satanista,quero deixar claro que o objetivo do meu comentário não é ofende-lo,e sim reproduzir um mito que foi contado a mim,desculpa se te ofendi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. GA: nossa ia me esquecendo trouxe a tona a lenda pq queria saber mais sobre ela e que outros podesem conhecela(e também pq adoraria ver uma postagem sua sobre ela)

      Excluir
    2. Olá novamente! Acho que houve algum mal-entendido, eu não sou Satanista, nem tenho nenhuma religião. Eu vou pesquisar sobre essa lenda pra ver o que encontro a respeito. Obrigado pela sugestão.

      Excluir
    3. GA: Desculpa pelo mal entendido com a religião e obrigado.

      Excluir
  2. primeira vez que vejo sobre essa criatura, muito bom. Ao emu ver ele seria uma especie de saci pelo que entendi

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante, e muito bem vindo, porém peço que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby