Image Map

18 de abril de 2022

Raposa de Fogo (Tulikettu)

۞ ADM Sleipnir

A Raposa de Fogo (Tulikettu, também conhecida como Tulirepo ou Tulikko) é uma criatura mítica pertencente ao folclore do norte e do leste da Finlândia. Dita habitar em esconderijos nas florestas ou nas colinas nevadas do extremo norte, ela é descrita como sendo uma raposa mágica, cuja cauda brilha como se estivesse em chamas. 

Na Lapônia, é dito que essa criatura é a responsável por provocar o fenômeno conhecido como aurora boreal (revontulet, "fogos de raposa" na língua filnandesa) por meio de sua cauda, a qual lança faíscas quando toca galhos ou arbustos baixos enquanto ela está correndo.

Semelhante a Fênix, só pode existir uma Tulikettu por vez. Dizem que sua pele é extremamente valiosa, e quem captura-la se tornará rico para o resto da vida. Porém ela é tão rápida quanto o vento, tornando-o praticamente impossível de ser alcançada.

fontes:

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby