Image Map

5 de abril de 2022

Puntan e Fu'una

۞ ADM Sleipnir

Puntan (ou Pontan) e Fu'una (ou Fo'na) são um casal de deuses, masculino e feminino respectivamente, pertencentes ao mito de criação do povo chamoru, indígenas habitantes da ilha de Guam e das ilhas Marianas, na Micronésia. O mito é uma das histórias orais mais importantes do povo chamoru, e existem várias versões dele.

Puntan e Fu'una eram irmãos, e viveram há muito tempo antes que qualquer outra coisa existisse. Um dia, porém, Puntan sentiu que estava morrendo, e em seus últimos momentos pediu a Fu'una que usasse o seu corpo para criar o mundo. Assim que Puntam morreu, Fu'una deu início a criação. Ela usou suas costas para criar a terra, seu peito para criar o céu, o seu olho direito para criar a lua e seu olho esquerdo para criar o sol. Por último, ela usou as sobrancelhas de Puntan para criar o arco-íris. 

Fu'una havia cumprido o desejo de seu irmão, porém sentia muita falta dele. Triste e solitária, Fu'una chorava tanto que suas lágrimas encheram a terra e criaram os oceanos. Não desejando mais viver sem o irmão, Fu'una decidiu usar o próprio corpo para gerar vida no mundo criado com o corpo de Puntan. Ela lançou seu corpo na terra, e se transformou numa formação rochosa conhecida como Fouha Rock, às vezes chamado de "Ponto de Criação". Dela, emergiram os primeiros seres humanos e se espalharam por toda a terra. 

fontes:

  • https://www.guampedia.com/puntan-and-fuuna-gods-of-creation/
  • https://www.visitguam.com/blog/post/puntan-fuuna/
  • Encyclopedia of Giants and Humanoids, por Theresa Bane

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

3 comentários:

  1. GA:olá sou eu de novo,estava vendo seus posts de Game of Trones e pensei será que ele ja fez um post do Aslam?sabe o Deus leão de as crônicas de Nárnia.
    Não estou querendo mandar no blog só sugerindo o que gostaria de ver.��


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro sugestões e sempre que posso tento atendê-las. Sobre o Aslam, é uma possibilidade. Tenho pensado em uma categoria de "mitologia moderna" ou algo nesse sentido para enquadrar mitos de obras de jogos, livros e filmes. Mas ainda não tenho algo concreto. Por hora só tenho conseguido trazer material sobre o verso de lovecraft, e tenho idéias para o verso de Senhor dos Anéis.

      Excluir
    2. GA:que bom,adorei a ideia

      Excluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby