Image Map

13 de abril de 2022

Tibungue

۞ ADM Sleipnir

Arte de Rodrigo Viany (Sleipnir)

O Tibungue (também conhecido como Tibungue Zererê ou "Saci-Pererê de Minas Gerais") é uma criatura oriunda do folclore de Minas Gerais. Geralmente descrito como um ser de pequena estatura e com uma perna só, o Tibungue se assemelha a outra criatura bem mais famosa do nosso folclore, o Saci. Porém, o Tibungue pode ser diferenciado do mesmo pelo fato de possuir uma flecha flamejante cravada no meio de sua testa e também por não fumar um cachimbo.

Morador das matas, o Tibungue, assim como o Saci, tem por hábito provocar travessuras em sítios e roças. Espanta animais, apaga o fogo de velas e lampiões e faz objetos sumirem. Além disso, dizem que ele tem o hábito de sequestrar e devorar crianças, o que permite classificá-lo como uma espécie de bicho-papão.

Arte de Marcos Morce

fontes:

  • Abecedário de Personagens do Folclore Brasileiro, de Januária Cristina Alves;
  • Dicionário do Folclore Brasileiro, de Câmara Cascudo.

CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE 
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

6 comentários:

  1. GA:Olá sou eu de novo,na minha região a uma Lenda sobre uma doença mística chamada Cobreiro; manchas infecciosas que aparecem no corpo e se conseguirem circular(dar uma volta completa em torno do seu corpo) ai você morre,O único jeito de evitar o Cobreiro é pedindo para um(a) Rezador(a) rezar em você com folhas de Mussambê ou Peão-Bravo.
    Segundo os mais velhos a doença surgiu quando um homem tentou invocar o "Coisa ruim" com sangue de cobra.
    Essa é a versão que eu conheço porém acho que pode haver variações da história.
    PS:pelo o que eu entendi acompanhando o blog vc é satanista,quero deixar claro que o objetivo do meu comentário não é ofende-lo,e sim reproduzir um mito que foi contado a mim,desculpa se te ofendi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. GA: nossa ia me esquecendo trouxe a tona a lenda pq queria saber mais sobre ela e que outros podesem conhecela(e também pq adoraria ver uma postagem sua sobre ela)

      Excluir
    2. Olá novamente! Acho que houve algum mal-entendido, eu não sou Satanista, nem tenho nenhuma religião. Eu vou pesquisar sobre essa lenda pra ver o que encontro a respeito. Obrigado pela sugestão.

      Excluir
    3. GA: Desculpa pelo mal entendido com a religião e obrigado.

      Excluir
  2. primeira vez que vejo sobre essa criatura, muito bom. Ao emu ver ele seria uma especie de saci pelo que entendi

    ResponderExcluir
  3. Sou mineira, nunca tinha ouvido falar dessa criatura, mas por via das dúvidas vou tomar cuidado. kkkkk rindo de nervoso.

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby