Image Map

2 de agosto de 2022

Gallo de la Muerte

۞ ADM Sleipnir

Arte de Rodrigo Viany (Sleipnir)

O Gallo de la Muerte ("Galo da Morte") é uma criatura pertencente ao folclore do município de Potes, na Cantábria (comunidade autônoma localizada ao norte da Espanha). Como seu nome sugere, o Gallo de la Muerte é um precursor da morte, a qual alcança aqueles que ouvem o seu canto maldito (algo como quiquiriquí) no dia seguinte. 

O Gallo de la Muerte é descrito como possuindo a aparência de um galo comum, com exceção de suas cores. Sua plumagem é completamente preta, e sua crista é de cor branca, possuindo manchas azuis e avermelhadas. Segundo o folclore, seu nascimento se dá da seguinte maneira:  a cada cem anos, um milhafre (uma espécie de gavião) nas montanhas espanholas põe um ovo vermelho em um arbusto de tojo (uma planta de flores amarelas, típica da Europa). Desse ovo, nasce um pássaro preto e branco, maior que uma galinha, que vive exatamente cinquenta anos. Quando esse pássaro morre, um verme verde emerge de sua carne podre, e gradualmente se metamorfoseia em um Gallo de la Muerte.

Uma vez que alguém ouve o seu canto, só é possível evitar a morte certa consumindo um remédio especial feito com uma erva particular, de folhas azuis e raízes pretas, que nasce entre as macieiras nas montanhas do início da primavera até o mês de maio. Essa erva deve ser fervida em água de alecrim, e antes de ser embebida, deve-se orar sobre ela ou não terá o efeito desejado.

Arte de Peyeyo

fontes:

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

4 comentários:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby