Image Map

31 de agosto de 2022

Quem-te-dera

۞ ADM Sleipnir

Arte de Rodrigo Viany (Sleipnir)

Quem-te-dera é um personagem pertencente ao folclore do município de Irituia, no Pará, e cuja lenda teve origem entre as décadas de 40 e 60. Conta-se que ela era uma mulher possuidora de poderes sobrenaturais e que os usava para fazer com que qualquer homem se dobrasse diante de seus pés e servisse como sua montaria, com direito a usar cabresto e sela. Casados, solteiros, fortes ou fracos, não importa que tipo de homem fosse, qualquer um que cruzasse seu caminho durante a noite corria sério risco de ser pego por ela e submetido aos seus caprichos.

Aqueles dominados pela Quem-te-dera eram obrigados por ela a percorrerem grandes distâncias, sempre carregando-a em suas costas, e durante todo o percurso, recebiam dela severas chicotadas. No dia seguinte, suas vítimas eram encontradas cheias de feridas devido aos açoites que recebiam e também por terem que caminhar de quatro a noite toda como um animal. Logo perguntavam ao pobre coitado: -Mas quem te dera? E por esse nome, a maligna figura ficou conhecida.

Segundo relatos de pessoas que viveram naquela época, a Quem-te-dera não era uma assombração, mas uma pessoa real (embora ninguém conheça sua identidade real) que tinha casa, emprego e familiares na cidade. Muitos diziam que ela tinha pacto com a Besta-Fera, outros que sua mãe a entregou ao diabo. O fato era que a Quem-te-dera tinha uma força sobrenatural, mesmo sendo baixa e franzina, e não abaixava a cabeça pra ninguém. Alguns dizem que ela viveu por muitas décadas, morrendo bem idosa mas sempre fazendo de cavalo quem quisesse ou lhe desafiasse. Outros chegam a dizer que mesmo depois de morta, o espírito da mulher não sossegou, pois relatos de homens feitos de cavalos ainda continuaram a surgir em Irituia mesmo após sua morte.

Arte de Rodrigo Viany (Sleipnir)


CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE 
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

2 comentários:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby