Image Map

5 de junho de 2013

Nut

۞ ADM Sleipnir


Na mitologia egípcia, Nut era a deusa do céu e a deusa-mãe do Egito antigo. Ela era conhecida por uma variedade de nomes que incluíam Neuth, Nuit, e Nw (esse último pronuncia-se New-Eat), e foi a partir desses nomes que as palavras inglesas modernas night, nocturnal e equinox (noite, noturno e equinócio, respectivamente) e o termo francês "la nuit", que significa "a noite", foram derivadas. Artistas egípcios muitas vezes retrataram-na como uma mulher arqueada sobre o deus-terra Geb, seu irmão gêmeo e marido, com os dedos das mãos e pés tocando o chão. Frequentemente, Nut tem sido retratada como uma mulher com um vaso de água sobre a cabeça, com seu corpo pintado de azul e coberto de estrelas.

Nut e Geb são filhos do deus Shu (o ar) e da deusa Tefnut (a umidade), e nasceram, unidos por um abraço apertado. O deus sol Ra ordenou a Shu para os separar, e Shu suspendeu sua filha  acima da terra, criando um espaço entre Nut e Geb para que outras criaturas pudessem viver. Em outra versão do mito, Ra subiu nas costas de Nut e pediu a ela para levantá-lo ao céu. Como Nut subiu muito alto, ela ficou tonta, mas quatro deuses firmaram as pernas, e Shu suspendeu o meio do seu corpo. Desta forma, o corpo de Nut tornou-se o céu, e Ra ligou estrelas a ela.


Irritado com o casamento de Nut e Geb, Ra decretou que Nut não poderia ter filhos durante qualquer mês do ano. Thoth, o deus da sabedoria, teve pena de Nut e jogou um jogo com a lua, o regulador do tempo, que lhe permitiu criar cinco dias a mais no ano. Pelo fato desses dias extras não serem cobertos pelo decreto de Rá, Nut foi capaz de dar à luz cinco filhos: Osíris, Ísis ,Seth, Néftis e Hórus.

O corpo de Nut dividia o cosmos e ajudava a impedir as forças do caos de romper o céu e dominar a terra. Durante o dia, Ra navegava ao longo do corpo de Nut em um barco. Quando chegava a sua boca, ela o engolia, trazendo a noite. Depois de viajar através do corpo de Nut durante à noite, Ra surgia novamente na madrugada e trazia o dia. Em alguns mitos, Nut desempenha um papel importante no submundo, fornecendo ar fresco para as almas dos mortos.

Devido a forte ligação de Nut com o renascimento do sol, ela foi associada, bem como a sua crença religiosa, à ressurreição dos mortos. Sua imagem era freqüentemente usada na decoração das tampas internas de caixões, de onde acreditava-se que os mortos um dia renasceriam. Nut também foi vista como uma deusa dos mortos, e acreditava-se que os faraós entravam em seu corpo quando morriam, e, em seguida, viajavam através dele até que eles sairiam dela no momento de sua ressurreição.


PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

7 comentários:

  1. Humm, se quando Rá entrava pela boca de Nut dava início à noite, por onde Rá tinha que sair, após viajar através do corpo de Nut, para dar início ao dia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho minhas teorias, mas prefiro deixar a resposta em aberto kkk

      Excluir
    2. Ela fazia um parto normal :/

      Excluir
    3. Saia pela vulva de Nut, trazendo assim o dia.

      Excluir
  2. Se Hórus era filho de Osíris e Ìsis e lutou contra Seth o seu Tio, como pode ter nascido da ninhada de Nut?

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Essa versão de Hórus sendo um dos filhos de Nut é do historiador grego Plutarco (c. 50 a 125 d.C.)

      Excluir
  3. Simples, isso acontecia porque os deuses quando morriam, eles se aponderavam de outros corpos, mas esses corpo precisavam ter sangue de faraó pois os avatares precisavam ter sangue linhanhagem nobre, e no antigo egito, muitos irmão acabavam se casando para a sua linhagem não deixar de ser pura, ou seja, por isso em algumas histórias, eles são irmãos ou marido e esposa.

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby