Image Map

19 de agosto de 2014

Buri

۞ ADM Sleipnir


Buri (BuroBúri) foi o primeiro deus da mitologia nórdica. Acredita-se que seu nome significa "O Produtor". Buri não é mencionado em lugar algum da Edda Poética, figurando apenas na Edda em Prosa de Snorri Sturluson.

Ele surgiu após a vaca Audumla passar três dias lambendo o gelo salgado de Ginnungagap, revelando o seu corpo congelado, conforme o trecho abaixo da Edda em Prosa:

"Ela lambeu os blocos de gelo, que eram salgados; e o primeiro dia que ela lambeu os blocos, surgiu dos blocos na noite o cabelo de um homem; no segundo dia, a cabeça de um homem; no terceiro dia todo o homem estava ali. Ele se chamava Búri: tinha facções delicadas, grande e poderoso"

De Buri surge o deus Bor/Borr, que se une à giganta de gelo Bestla e com ela tem três filhos: Odin, Vili e Ve. Com eles, iniciam-se os mitos e lendas nórdicos

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

4 comentários:

  1. Esse deus é o mesmo representante do gigante de Gelo Ymir? Parecem ser á mesma "pessoa".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ganimedes, Buri e Ymir são seres diferentes. Ymir foi a primeira criatura a existir, formado pelo calor de Muspelheim e o gelo de Niflheim. Buri foi o primeiro deus e surgiu eras depois de Ymir.

      Excluir
    2. Intendi, bem muito obrigado pela informação, *~~* Se não fosse incomodo gostaria de pedir um post, ou indicar ele. É sobre um deus asteca, seu nome é Xochipilli e é bem interessante.
      Bom, o blog esta fazendo um ótimo trabalho, continuem, conheci muitas lendas e criaturas e deuses a partir do Blog :D

      Excluir
    3. Obrigado Ganimedes, pedido anotado! Em breve você o verá aqui no Portal dos Mitos!

      Excluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby