Buri (Buro, Búri) foi o primeiro deus da mitologia nórdica. Acredita-se que seu nome significa "O Produtor". Buri não é mencionado em lugar algum da Edda Poética, figurando apenas na Edda em Prosa de Snorri Sturluson.
Ele surgiu após a vaca Audumla passar três dias lambendo o gelo salgado de Ginnungagap, revelando o seu corpo congelado, conforme o trecho abaixo da Edda em Prosa:
"Ela lambeu os blocos de gelo, que eram salgados; e o primeiro dia que ela lambeu os blocos, surgiu dos blocos na noite o cabelo de um homem; no segundo dia, a cabeça de um homem; no terceiro dia todo o homem estava ali. Ele se chamava Búri: tinha facções delicadas, grande e poderoso"
De Buri surge o deus Bor/Borr, que se une à giganta de gelo Bestla e com ela tem três filhos: Odin, Vili e Ve. Com eles, iniciam-se os mitos e lendas nórdicos
Esse deus é o mesmo representante do gigante de Gelo Ymir? Parecem ser á mesma "pessoa".
ResponderExcluirOlá Ganimedes, Buri e Ymir são seres diferentes. Ymir foi a primeira criatura a existir, formado pelo calor de Muspelheim e o gelo de Niflheim. Buri foi o primeiro deus e surgiu eras depois de Ymir.
ExcluirIntendi, bem muito obrigado pela informação, *~~* Se não fosse incomodo gostaria de pedir um post, ou indicar ele. É sobre um deus asteca, seu nome é Xochipilli e é bem interessante.
ExcluirBom, o blog esta fazendo um ótimo trabalho, continuem, conheci muitas lendas e criaturas e deuses a partir do Blog :D
Obrigado Ganimedes, pedido anotado! Em breve você o verá aqui no Portal dos Mitos!
Excluir