۞ ADM Sleipnir
O Cù-Sìth ("cão fada", também chamado de Cù Sidhe, singular; plural: Coin-Sìth) é um cão espectral presente no folclore celta/escocês. Ele é tido como um arauto da morte (assim como as Banshees), e encarregado de arrastar almas para o outro mundo.
Características
Segundo o folclore escocês, o Cù-Sìth é do tamanho de um bezerro ou cavalo e tem a aparência de um lobo. Seus pelos são desgrenhados, e geralmente de cor verde-escuro ou brancos. Sua cauda é longa e descrita como sendo enrolada ou trançada. Suas patas são descritas como sendo da largura da mão de um homem.
Os Coin-Sìth costumam caçar silenciosamente, mas de vez em quando soltam três latidos estridentes e aterrorizantes, que podem ser ouvidos a quilômetros de distância. Aqueles que ouvem o latido de um Cù-Sìth devem procurar abrigo antes dele latir pela 3ª vez, ou serão paralisados pelo medo e acabarão mortos.
Em outras histórias, o Cù-Sìth é dito ser um espírito familiar das fadas que vivem nas Terras Altas Escocesas. Ele é enviado para raptar mulheres lactantes e trazê-las ao monte das fadas, onde serão obrigadas a alimentar e cuidar dos bebês das fadas. Seu latido servia como um aviso para os homens trancarem suas mulheres em suas casas, na tentativa de prevenir o seu rapto.
Como todas as fadas, Coin-Sìth temem objetos de ferro e sal.
Como todas as fadas, Coin-Sìth temem objetos de ferro e sal.
Agora publiquem algo sobre Cuchulainn, o cão de Ulster, grato.
ResponderExcluirJá temos uma postagem sobre Cú Chulainn >>> http://portal-dos-mitos.blogspot.com/2013/04/cu-chulainn.html
ExcluirMe lembro o Electrike aquele pokemon eletrico
ResponderExcluirAté que enfim achei a matéria que tanto queria *-*
ResponderExcluir