Image Map

11 de agosto de 2014

Cù-Sìth

۞ ADM Sleipnir

Arte do Artbook Immortal

O Cù-Sìth ("cão fada", também chamado de Cù Sidhe, singular; plural: Coin-Sìth) é um cão espectral presente no folclore celta/escocês. Ele é tido como um arauto da morte (assim como as Banshees), e encarregado de arrastar almas para o outro mundo. 

Características

Segundo o folclore escocês, o Cù-Sìth é do tamanho de um bezerro ou cavalo e tem a aparência de um lobo. Seus pelos são desgrenhados, e geralmente de cor verde-escuro ou brancos. Sua cauda é longa e descrita como sendo enrolada ou trançada. Suas patas são descritas como sendo da largura da mão de um homem. 


Os Coin-Sìth costumam caçar silenciosamente, mas de vez em quando soltam três latidos estridentes e aterrorizantes, que podem ser ouvidos a quilômetros de distância. Aqueles que ouvem o latido de um Cù-Sìth devem procurar abrigo antes dele latir pela 3ª vez, ou serão paralisados pelo medo e acabarão mortos. 

Em outras histórias, o Cù-Sìth é dito ser um espírito familiar das fadas que vivem nas Terras Altas Escocesas. Ele é enviado para raptar mulheres lactantes e trazê-las ao monte das fadas, onde serão obrigadas a alimentar e cuidar dos bebês das fadas. Seu latido servia como um aviso para os homens trancarem suas mulheres em suas casas, na tentativa de prevenir o seu rapto.

Como todas as fadas, Coin-Sìth temem objetos de ferro e sal. 

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

4 comentários:

  1. Agora publiquem algo sobre Cuchulainn, o cão de Ulster, grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já temos uma postagem sobre Cú Chulainn >>> http://portal-dos-mitos.blogspot.com/2013/04/cu-chulainn.html

      Excluir
  2. Me lembro o Electrike aquele pokemon eletrico

    ResponderExcluir
  3. Até que enfim achei a matéria que tanto queria *-*

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby