Image Map

26 de agosto de 2014

Erzulie

۞ ADM Sleipnir


Erzulie (ou Ezili) é uma dos loas da religião vodu. Ela é a padroeira do amor, das mulheres, da beleza e da paixão. Seu culto é originário da África, assim como os outros loa. Quando os povos da África foram capturados, transformados em escravos e trazidos para o Haiti e outros países da América, Erzulie tornou-se associada com a Virgem Maria Católica. Além dela, muitos outros deuses africanos foram transformados em santos e receberam nomes diferentes conforme os donos de escravos proibiam a adoração dos mesmos, além de obrigar seus escravos a se converterem ao catolicismo. Apesar disso, os escravos ainda honravam seus deuses de maneira privada. 

Os Três Aspectos de Erzulie

Erzuile é considerada uma loa tripla. Abaixo veremos os três aspectos em separado:

Erzulie Freda

Erzulie Freda é dito ser uma loa que se entrega às coisas boas da vida e tem muita paixão, energia sexual e beleza. Ela tem três maridos: Damballah (loa do céu), Agwe (loa do mar) e Ogum (um orixá do fogo e do ferro) e usa três anéis de casamento em seu dedo. Ela é semelhante às deusas Afrodite e Vênus. Erzulie Freda ama a cor rosa, alimentos doces, perfumes e presentes caros.  Ela é a feminilidade e a compaixão encarnada, mas também tem um lado escuro, sendo uma loa ciumenta e mimada.

Erzulie Dantor


Erzulie Dantor é retratada como uma loa guerreira e cruel, que busca vingança contra aqueles que causam algum mal para as mulheres, sendo associada à Virgem Negra. Ela é muitas vezes descrita como uma mulher negra com uma cicatriz no rosto, segurando uma criança em uma mão e uma faca na outra. Costuma ser invocada pelas mulheres quando são espancadas por seus maridos, estupradas ou em qualquer outro momento em que são feridas por um homem. Erzulie ama as mulheres e permanece ao seu lado em todos os momentos de suas vidas. Erzulie Dantor também é uma padroeira das lésbicas. Suas cores são vermelho e preto.


La Sirene

La Sirene é uma bela sereia / serpente marinha, conhecida por sua dança sagrada e sensual, e é associada ao oceano, aos rios e lagos. Nesse aspecto, ela é uma loa da maternidade e protetora dos marinheiros e é associada a Oxum, a deusa iorubá dos rios.

Erzulie é uma das loas mais adoradas dentro da fé vodu. Os haitianos sempre rezam para Erzulie, porque acreditam que ela tem a capacidade de influenciar os seus romances, casamentos e até mesmo suas habilidades artísticas. Suas cores são rosa, azul, vermelho, preto e roxo; seus símbolos são a pomba e o Veve, que é um coração com um punhal atravessado, e suas oferendas favoritas incluem doces como sobremesas açucaradas, bolos e doces, bem como perfume, licor, jóias e rum. 


PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

5 comentários:

  1. Muito boa essa postagem. Já que religiões africanas como Vodu, Candomblé e Macumba são geralmente mal vistos pela população em geral, há quase que um tabu em conhecer algo sobre essas religiões, então no fim se fala mal delas sem ao menos conhecer alguma das entidades, e esse tipo de post contribuí para que esse tipo de preconceito seja quebrado. Afinal, Erzulie é tudo menos o esteriótipo que temos dos deuses das religiões africanas, e, falando sério, se ela tem essa personalidade, protege e faz tudo como o que a postagem diz, Erzulie é um tipo de divindade que realmente vale á pena cultuar: Amor e proteção ^^ quem não gosta?

    ResponderExcluir
  2. erzulie freda e um demonio que faz mulher lesbiana e homem gay .por isso no brasil tem eles legalizar homosexualidade ,erzulie freda domina brasil quasi todo e gay pratica homosexulidade .homosexualidade noa e genetico causa erzulie freda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aprende a escrever e se expressar direito seu ignorante.

      Excluir
    2. Meu caro, a homossexualidade existe desde que o mundo é mundo. Inclusive entre os animais irracionais podemos constatar o homossexualismo.
      Demônio só existe entre cristãos e islâmicos, que o inventaram para justificar seus próprios atos abomináveis pela busca do poder. Roubam, matam, mentem e enganam. Mas a culpa sempre é do demônio. Ao invés de você se preocupar com o quê as pessoas fazem na cama, deveria procurar o que fazer em prol do seu semelhante, lhe garanto que encontrará muito o que fazer.
      No mais, o blog está excelente. Só acho que houve um equivoco em relação a La Sirene, pois creio tratar-se de uma divindade independente.

      Excluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby