Image Map

6 de agosto de 2014

Mapinguari

۞ ADM Sleipnir


O Mapinguari (também conhecido como Mapi, Mapinguary e Isnashi), é um criptídeo legendário de aparência simiesca, coberta por uma pelugem vermelha e que é dito habitar região da Floresta Amazônica. O seu nome é geralmente traduzido como "o animal que ruge" ou "a besta fétida". 

Aparência 

Segundo o folclore nativo, o Mapinguari é uma criatura com uma série de características não-naturais relacionadas à outros seres fantásticos da mitologia brasileira. Essas características incluem: apenas um olho, garras longas, pele similar a de um jacaré, pés virados para trás e uma segunda boca em sua barriga. Relatos mais recentes de supostas testemunhas oculares descrevem-no como sendo semelhante a um macaco ou preguiça gigante, que atinge aproximadamente dois metros de altura ao ficar de pé, possui braços longos e garras poderosas, capazes de rasgar árvores com facilidade.


Hábitos e habilidades 

Ao contrário de outras entidades fabulosas, o Mapinguari possui hábitos diurnos. Ele vaga pelas florestas durante o dia e dorme durante a noite. Ele é lento, mas muito feroz e perigoso devido à sua capacidade de se mover silenciosamente através da densa vegetação, sendo capaz de surpreender suas vítimas. Algumas histórias afirmam que ele exala um cheiro pútrido e emite um grito assustador, que se alguém responder, irá atraí-lo e no fim perderá a vida.Supostamente, flechas e balas não conseguem penetrar a sua pele, que é semelhante a de um jacaré. Sua única fraqueza é que ele evita o contato com a água, o que acaba limitando seus movimentos em uma região onde existem tantos rios, cachoeiras e lagoas. 

De acordo com uma lenda, alguns índios evoluiriam e transformariam-se em Mapinguari ao atingirem uma idade mais avançada e passariam a habitar o interior das florestas passando a viver sozinhos.

Criptozoologia 

Apesar de vários esforços, as buscas por evidências físicas verificáveis sobre a existência do Mapinguari se mostraram inúteis. Algumas teorias sobre a real identidade do Mapinguari sugerem que ele é um primata gigante, uma preguiça gigante (provavelmente Megatherium ou Mylodon), ou possivelmente até mesmo um tamanduá-bandeira incomum. Ainda sim, muitos crêem que provavelmente a figura do Mapinguari não passa de um ser folclórico.

Entre os muitos pesquisadores que tentaram encontrar provas da existência do Mapinguari, está o ornitólogo David Oren. Durante suas várias expedições, ele reuniu uma gama de material, alguns dos quais mais tarde foram identificados como sendo peles de cutias, fezes de tamanduás e outros materiais inconclusivos. No entanto, Oren ainda acredita que a criatura seja real, mas altamente indescritível, e hoje em dia seja extremamente rara, evitando o contato com os seres humanos sempre que possível.



CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE 

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

18 comentários:

  1. MUITO BOM AMO CULTURA INDIGENA BRASILEIRA E GOSTARIA DE APRENDER MAIS SOBRE ELA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, aos poucos iremos trazer mais sobre o assunto.

      Excluir
    2. Mapinguari: https://www.youtube.com/watch?v=jZz_F-qDQL0

      Excluir
  2. QUERIA SABER ONDE E A FONTE DESSAS LENDAS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pesquiso muito na internet, em muitos sites. Em português costuma ter pouca coisa, então caso deseje pesquisar, sugiro que o faça em inglês.

      Excluir
  3. Oi, tudo bem? Gostei muito do post =D Ainda não conhecia essa criatura mitológica, achei bem interessante ^^

    Beijos ;)

    ResponderExcluir
  4. Ola, sou uma pessoa apaixonada por conhecimento, adoro conhecer um pouco da cultura de cada povo... amei o blog, pouco se ve uma descriçao tao detalhada de varios mitos e lendas :-)
    Me apaixonei.. Acho que ja sou o fan numero um de Vcs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do nosso trabalho. É o melhor incentivo que podemos ter para dar continuidade a ele.
      Continue acompanhando o blog, pois tem muita postagem vindo por aí.

      Excluir
  5. Um dos poucos seres mitológicos daqui que pode ser levado a sério (no sentido de não ser cômico como um saci por exemplo).
    Recentemente vi uma referência a ela no game indie brasileiro chamado "Aritana e a Pena da Harpia".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso porque a divulgação de monteiro lobato principalmente entre crianças condenou certas lendas a ter aspectos infantis, enquanto que lendas mais desconhecidas não passaram por este problema. O que dita os rumos destas lendas também é a arte.

      Excluir
  6. Olá eu queria saber se vc podia fazer sobre 1 bicho q vcs ñ tem aqui.

    É o cocatrice eu queria saber muito sobre ele eu ja procurei imagens e achei ele legal e queria saber dele mais não achei em nenhum lugar '-' se vcs conseguirem fazer, obrigabo.

    ResponderExcluir
  7. Qual a extensão da força do Mapinguari?

    ResponderExcluir
  8. Existe uma história Arara que conta que o céu caiu uma vez, quando isso aconteceu, caiu dele uma criatura chamada Xa'wãt que é descrito como um mapinguari de uma perna e que começou a matar as pessoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poderia ser feito um post sobre essa historia,adoraria ver uma arte sobre esse monstro,um mapinguari perneta ficaria algo assustador e engraçado ao mesmo tempo

      Excluir
    2. Eu estou escrevendo um livro que é sobre um caçador de Monstros,nele eu prefiri me inspirar em mitológias menos conhecidas e esse blog me foi de grande inspiração,obrigado Portal dos mitos

      Excluir
  9. Aqui em ICOARACI, distrito de Belém no Pará, está ocorrendo por vários dias uma situação que está apavorando moradores de um residencial em um bairro chamado TENONÉ. Segundo relatos dos moradores,após o desmatamento de uma área de floresta nativa, passaram a surgir vários avistamos de um ser com a semelhança total de um mapinguari. A comunidade inteira descreve como um ser peludo ,que ao ficar em pé alcança 2 metros de altura. Tem focinho alongado e olhos pretos,garras enormes e um característico a carniça. Muitos já avistaram e o chamam de lobisomem. Já está causando pânico. Acionaram as redes de tv e muitas já foram lá entrevistar os moradores. Os que presenciaram dizem a mesma coisa , já estão se reunindo para matar a criatura através de buscas na mata. Quem sabe vcs entrando em contato com as equipes de tv aqui de Belém ,e vindo ver de perto os fatos,acabam descobrindo eque realmente existe esse animal ainda vivo nos dias de hoje. Espero que dêem atenção a história,pois é verídica,e pelo seguimento dos acontecimentos, terá um desfecho surpreendente.

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby