Image Map

9 de fevereiro de 2015

Gugalanna

۞ ADM Sleipnir


Na mitologia mesopotâmica, Gugalanna (ou Gudanna), mais conhecido pelo nome de "Touro do Céu", era uma criatura mítica ou divindade, consorte de Ereshkigal, a deusa da morte e governante de Irkalla (o submundo) e  controlado pelo Senhor do Céu, An/Anu. Ele é geralmente representado nas artes como um touro gigante e/ou alado ou como um ser com características de homem e de touro, semelhante á outra criatura mesopotâmica, o Lamassu.

Participação no Epopéia de Gilgamesh

Na Epopéia de Gilgamesh, o herói se recusa a ceder as investidas de Inanna/Ishtar, que desejava tê-lo como seu consorte. Profundamente insultada, Inanna/Ishtar retorna aos céus e clama ao seu pai, o deus An/Anu, para que ele enviasse Gugalanna para matar Gilgamesh e também destruir a cidade de Uruk. 


An/Anu atende o seu pedido, e Gugalanna é enviado à Uruk, onde ele abre enormes crateras no chão somente com o seu sopro, matando centenas de pessoas. Gilgamesh vai ao encontro de Gugalanna, e novamente com a ajuda de seu amigo Enkidu, consegue derrotá-lo. Inanna/Ishtar fica enfurecida, e Enkidu a insulta, arrancando uma das coxas de Gugallana e, após ameaçar fazer o mesmo com ela, ele arremessou a coxa de Gugalanna no rosto da deusa. Essa ofensa custaria mais tarde a vida de Enkidu.

No poema"A Descida de Inanna", a deusa do céu desce ao submundo para prestar suas condolências a sua irmã Ereshkigal, após a morte de seu consorte. O Touro do Céu foi identificado com a constelação de Touro, e o mito de sua morte pode ter tido um significado astronômico para os antigos mesopotâmicos.

Arte de Oleg Kuzmin



CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE 


PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

2 comentários:

  1. O pai de Inanna, era Nannar: filho de Enlil, que era filho de Anu. Nessas circunstâncias, Inanna era bisneta de Anu. Agora, quando vocês colocarem, outro personagem da mitologia suméria. Pesquisem sobre Asushunamir, e entenderão o que digo. Grato pelo espaço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, anônimo. Coloquei Anu no texto acima pois era o que o original dizia, e se analisarmos a história, combina melhor. Na postagem sobre Ishtar (http://portal-dos-mitos.blogspot.com.br/2013/03/ishtar.html) eu vi aqui que mencionei Nannar/Nanna como um de seus pais. Na mitologia sempre tem dessas coisas, várias versões e fontes para um mesmo mito.

      Vou pesquisar sobre o Asushunamir, e se possível, farei uma postagem sobre ele também.

      Excluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby