Image Map

1 de junho de 2020

Bolotnik

۞ ADM Sleipnir

Arte de Oleg Rotar

Bolotnik 
(russo: болотник, literalmente "homem do pântano"; em bielorrusso Balotnik, em ucraniano Bolotyanik e em polonês Błotnik) é um espírito dos pântanos pertencente a mitologia eslava. 
Geralmente é retratado como um homem velho e barrigudo, com olhos grandes e semelhantes aos de sapos, uma barba verde e cabelos longos. Seu corpo é coberto de terra, algas e escamas de peixe. Em algumas histórias ele é descrito como tendo braços longos e uma cauda.

Como outros espíritos eslavos (como as Rusalki e os Vodianoi), o Bolotnik é tido como responsável por afogamentos de pessoas e também animais, atraindo-as para a beira do pântano e os arrastando para o fundo d'água. Uma das táticas que ele usa para atrair pessoas é ficar dentro d'água com apenas as suas costas na superfície, dando a impressão de que é uma pedra. Quando alguém pisa em suas costas, o Bolotnik submerge, deixando a pessoa afundar até que se afogue. 


O Bolotnik também pode imitar o som de animais como gansos, patos, vacas ou até mesmo gritos humanos, despertando a curiosidade de seus alvos e os atraindo para perto da água. Ele ainda pode se esconder em meio as ervas do pântano, produzindo fogo-fátuo para fazer com que suas vítimas cheguem perto dele para ver. Uma vez que sua vítima se aproxime dele, ele a agarra pelos pés e a arrasta para o fundo do pântano.

Normalmente, o Bolotnik é tido como um espírito solitário, sem esposa nem filhos. Porém, em algumas lendas, principalmente no norte da Rússia, ele é associado a um espírito aquático feminino chamado Bolotnitsa, cujo modus operandi é o mesmo dele.

Arte de Stepan Gilev

fontes:
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

5 comentários:

  1. Esse ogro realmente é de dá medo parabéns pelo blog continue assim

    ResponderExcluir
  2. O mito favorito do Dr.Robotnik

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu pensando que tinha sido o único a pensar nesse trocadilho

      Excluir
  3. Posso estar falando o óbvio mas o propósito dessa tática de atrair presas deve ser alimentação. Sinistro essas lendas de seres que comem humanos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enquanto fazia a pesquisa, nenhuma das fontes citava o fato dele se alimentar das vítimas. Mas muitas criaturas com hábitos semelhantes ao do Bolotnik o fazem para se alimentar, então creio que ele faça o mesmo.

      Excluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby