Image Map

14 de agosto de 2015

Belenus

۞ ADM Sleipnir


Belenus (também conhecido como Belen, Belinus, Bellinus, Belenos, Belennos, Belenos, Bel, Bilé) foi uma divindade solar cultuada pelos povos celtas que habitaram as regiões da Gália e Britânia. Ele foi uma divindade bastante popular na mitologia celta, mas era uma divindade mais regional, adorada principalmente no norte da Itália e na costa mediterrânea da Gália. Os seus símbolos são o cavalo e a roda e o seu nome significa literalmente "Deus Brilhante". Sua consorte era Belisama, deusa ligada a forja e ao artesanato.


Além de uma divindade solar, Belenus era associado à ciência, à cura, às fontes térmicas, ao sucesso, à prosperidade e, até mesmo, à colheita e à agricultura. Belenus era invocado em batalhas para garantir a vitória aos corajosos e ferozes guerreiros, uma vez que as batalhas eram consideradas os momentos "mais brilhantes" na vida de um guerreiro. Era dito que o deus ficava lado a lado com quem o invocou, passando sua força até a vitória. Mas também era visto como o deus da iluminação, da sabedoria, e, portanto, acompanhava os grandes líderes e estrategistas.

Belenus era comparado ao deus grego Apolo, e também era relacionado com Ares (Marte) em sua versão guerreira. O festival celta Beltane ("Fogo de Bel") que ocorre todos os anos no dia 1º de maio, provavelmente está conectado ao culto de Belenus. Durante o Beltane, eram acesas fogueiras para encorajar o calor do sol. Estas fogueiras também tinham propriedades restauradoras e o gado era conduzido entre elas, antes de ser solto nos novos pastos de Primavera. 



fonte:
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

7 comentários:

  1. Portal dos mitos Muito bom como sempre... Vocês poderiam falar também da Colônia de Roanoke.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Edison. O mito da Colônia de Roanoke é relatado nesse link: http://portal-dos-mitos.blogspot.com.br/2012/09/croatoan.html.

      Excluir
  2. Nossa ele lembra muito mesmo Apolo, luz, sabedoria e medicina!
    PS: na nona linha depois da segunda imagem está escrito "deu" ao invés de "deus"... Se puderem arrumar...
    PPS: amo esse site/blog! É mesmo bem completo! Boa sorte pra vcs!

    ResponderExcluir
  3. Olá. O blog aceita pedidos ?! Eu queria ver um post aqui ou na página sobre os seres que representam o mal em diferentes mitologias,como o diabo no cristianismo. Os mais perversos!

    ResponderExcluir
  4. o nome Belenos é composto por duas palavras,quais são e o que significa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que pesquisei, o provável significado de Belenos é "deus brilhante".

      Excluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby