Image Map

31 de outubro de 2022

Púca

۞ ADM Dama Gótica & ADM Sleipnir


O Púca (também chamado de Phooka, Phuca, Pwca, Puka, Pouque, Glashtyn e Gruagach) é uma das criaturas mais sinistras e famosas do folclore irlandês, estando presente também nos folclores celta, galês e germânico. Trata-se de uma espécie de metamorfo, cuja aparência varia de acordo com a geografia e o clima da região. Possivelmente seu nome pode ter se originado da palavra escandinava Pook ou Puke , que significa "espirito da natureza". 

Na maioria de suas descrições, o Púca aparece como um cavalo negro possuidor de olhos, narinas e boca luminescentes; outras vezes, ele é descrito como sendo um coelho, um macaco, um duende marrom, um homem com cabeça de cabra, dentre outras formas esquisitas. Independente de qual seja sua forma ou motivação, o Púca é uma criatura a ser respeitada e temida. Possuidores de um temperamento vil e vingativo, Púcas se deleitam em provocar danos e promover o caos. Eles derrubam cercas, viram carroças de ponta-cabeça, quebram janelas, dispersam o gado, destroem plantações e fazem buracos nas paredes. Ver um Púca é o suficiente para azedar o leite da vaca ainda nas tetas, impossibilitar as galinhas de porem seus ovos e fazer com que cães uivem a noite inteira.

Arte de Nicholas Heazell

Púcas podem ser encontrados em qualquer local rural, pois dizem que cada condado na Irlanda possui seu próprio Púca. Eles gostam de áreas abertas e montanhosas onde possam correr enquanto estão em forma de cavalo. Em algumas casas localizadas na zona rural, é comum encontrar um banco do lado direito da porta ou portão. O lado direito estará sempre sem nada além do banco, enquanto no lado esquerdo haverá um jardim ornamental ou algum tipo de montículo desconfortável, isso porque um "bom" Púca sentará no lado direito, já um Púca travesso ira para o lado direito.

Quando um Púca assume a forma de cavalo, que parece ser a sua transformação mais comum, ele tende a se divertir convidando alguém para cavalgar em suas costas. Eles preferem fazer essas travessuras com pessoas que bebem demais e estão voltando para casa. Assim que começa a cavalgada selvagem, o Púca salta por cercas e rochas desafiando a morte, a noite inteira e sem destino. Então, ao amanhecer, a vitima  é derrubada pelo Púca, que vai embora deixando a pessoa sozinha para encontrar seu caminho de volta pra casa.


Algumas histórias afirmam ser possível evitar ser abordado por um Púca ou, caso já esteja cavalgando um, domá-lo, uma vez que sua vítima esteja usando esporas afiadas.

Poças de Púca

Muitos lagos e nascentes na Irlanda são chamados de Pools Pooka ou Pollaphuca, algo como "Poças de Púca". Alguns destes são encontrados nas fontes dos principais rios irlandeses como o rio Liffey, que atravessa Dublin ou o rio Bann, que é o maior rio da Irlanda do Norte. 

Ao longo dos últimos mil anos, grupos cristãos mudaram o nome de algumas dessas fontes para St. Patrick Wells ("Poços de São Patrício).

Associação com o Samhain

Os Púcas são associados com o Samhain (celebrado em 31 de outubro), já que o dia 01 de novembro é considerado o Dia dos Púcas. Isto coincide com a colheita e os costumes tradicionais que, quando a colheita está sendo trazida, a ceifeira deve deixar algumas hastes para trás. Esta é a chamada "parte do Púca" e devem ser deixadas para apaziguar o Púca. Qualquer coisa que permanecer nos campos é considerado impuro, pois acredita-se que o Púca defeca ou cospe sobre os frutos silvestres tornando-os venenosos e não comestíveis. No entanto, neste dia é o único dia do ano em que pode-se esperar que o Púca comporte-se civilizadamente.

Arte de Hex Sharpe


PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

5 comentários:

  1. Respostas
    1. Não, creditei ela porque essa postagem foi idealizada por ela muito tempo atrás mas só agora consegui terminar e publicar.

      Excluir
  2. Gostei dessa mitologia se parece muito com o nosso saco gosta de fazer travessuras sem contar que é um metamorfo, casa dia eu me surpreendo com esse blog sempre trazendo mitologia que as pessoas não conhecem e também vejo o blog crescer aguardando novas histórias e um bom halhowheen

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby