Image Map

18 de junho de 2021

Shio no Chōjirō

۞ ADM Sleipnir

Arte de MetroRetr0

Shio no Chōjirō (japonês  塩の長次郎 ou しおのちょうじろう) é um personagem do folclore japonês, conhecido por seu amor pela carne de cavalo e pela maldição que esse prazer pecaminoso trouxe sobre ele. Sua história é um exemplo famoso de umatsuki (possessão pelo espírito de um cavalo).

Chōjirō era um homem muito rico e viveu em Oshiro no Ura, província de Kaga, no JapãoEle tinha uma predileção por comer carne de cavalo - o que era um tabu no Japão feudal - e, em sua casa, ele possuía mais de 300 cavalos. Sempre que um de seus cavalos morria, Chōjirō cortava sua carne e a temperava com sal ou missô para conservá-la. Dessa forma, ele sempre tinha carne de cavalo à sua disposição.

Com o passar do tempo, o número de cavalos de Chōjirō começou a diminuir e, consequentemente, o seu estoque de carne de cavalo em conserva. Certo dia, quando toda sua carne em conserva já havia acabado, Chōjirō foi até o seu estábulo e escolheu um cavalo já velho e que não servia mais para trabalho. Então, Chōjirō o matou e comeu sua carne. A partir desse momento, sua vida mudou, pois ele passou a ser assombrado pelo fantasma desse cavalo.

Todas as noites, o espírito do velho cavalo aparecia diante de Chōjirō em seus sonhos e mordia sua garganta. Além disso, todos os dias, no exato horário em que Chōjirō o havia matado, seu espírito vingativo aparecia diante de Chōjirō e entrava em sua boca, forçando passagem pela sua garganta até chegar em seu estômago, onde ele se debatia violentamente.

O sofrimento de Chōjirō era insuportável. Ele vivia com febre alta e alucinações, e estava sempre gritando e balbuciando, confessando todos os pecados de sua vida em um doloroso delírio. Médicos o examinaram e padres oraram por ele, mas ninguém era capaz de ajudá-lo. Chōjirō acabou enlouquecendo, e sua condição piorou. Cem dias após o início da assombração, Chōjirō finalmente sucumbiu à maldição do cavalo. Conta-se que quando ele morreu, seu corpo estava curvado como o de um velho cavalo que passou a vida inteira transportando cargas pesadas.

Origem da lenda

A história de Chōjirō é um conto antigo e bem conhecido no Japão, tendo muitas variações. Talvez sua aparição mais famosa esteja na coleção de histórias ilustradas do período Edo chamada Ehon Hyaku Monogatari (絵本百物語, "Livro Ilustrado de Cem Histórias")publicado em 1841 por Takehara ShunsenNo entanto, esse conto já era bem conhecido antes disso, com variações em todo o Japão. 

Ele pode ter sido inspirado em parte por um famoso mágico performático que viveu no final do século XVII chamado Shioya Chōjirō. Shioya Chōjirō era capaz de engolir espadas e outros truques, mas era mais conhecido por seu domínio do donbajutsu (“técnica de engolir cavalos”), truque no qual ele aparentemente engolia um cavalo vivo diante do público. Ilustrações de suas performances parecem ter sido usadas como base para a ilustração do conto no Ehon Hyaku Monogatari.

fonte:

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Muito kkk. O que eu gostaria de saber mais é sobre o truque de "engolir um cavalo inteiro" que provavelmente inspirou essa lenda.

      Excluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby