Image Map

15 de fevereiro de 2022

Mebuyan

۞ ADM Sleipnir

Arte de Peter Valadon

Mebuyan é uma deusa da morte e do submundo pertencente à mitologia do povo bagobo, nas Filipinas. Ela é a governante de Banua Mebu'yan ("a cidade de Mebuyan"), para onde vão todas as crianças que morreram ainda na fase de amamentação. Mebuyan cuida de todas essas almas, amamentando-as até elas crescerem e poderem se juntar aos seus finados parentes em Gimokudan, o submundo bagobo. Para amamentar tantas almas, Mebuyan dispõe de um corpo repleto de seios.

De acordo com um mito, antes de ser chamar Mebuyan, ela era conhecida apenas como Tube’ka Lumabat (irmã de Lumabat). Lumabat é o deus bagobo do céu e seu irmão. Ele a convidou a se unir a ele no céu mas ela recusou, e segundo o mito, essa recusa foi o que deu início a mortalidade dos homens. Os irmãos entraram em conflito e assim permaneceram, até que Tube’ka Lumabat decidiu se retirar para Gimokudan, onde tornou-se a líder de Banua Mebu'yan e passou a se chamar Mebuyan. 

Em seu papel como deusa da morte, Mebuyan sacode um limoeiro localizado no submundo, cujo cada limão que cai dele ao ser sacudido representa a morte de alguém na terra. Se o limão cair maduro, uma pessoa velha morrerá  mas se o fruto cair verde, será um jovem que morrerá.

Arte de Kring Demetrio

fontes:
CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Um comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby