Image Map

23 de fevereiro de 2022

Cramondongue

 ۞ ADM Sleipnir

Arte de Rodrigo Viany (Sleipnir)

O Cramondongue é uma assombração pertencente ao folclore de Minas Gerais, descrita como um carro de bois que surgem de repente e corre sozinho, sem nenhum boi puxando-o e nem há um condutor sobre ele. Uns dizem que ele atropela quem estiver pelo caminho, outros dizem que ele não pode ser perseguido, pois some tão rápido e repente como apareceu. Dizem ainda que ele costuma aparecer em encruzilhadas, especialmente durante o período da Quaresma.

O escritor Guimarães Rosa (1908-1967) o citou em seu livro Saragana, de 1946:
"É a quarta ou quinta vez que ele indica lugares malassombrados. Já sei: todo pau-d’óleo; todas as cruzes; todos os pontos onde os levadores de defunto, por qualquer causa, fizeram estância, depondo o esquife no chão; todas as encruzilhadas — mas somente à meia-noite; todos os caminhos: na quaresma— com os lobisomens e as mulas-sem-cabeça, e o cramondongue, que um carro-de-bois que roda à disparada, sem precisar de boi nenhum para puxar."
Arte de Rodrigo Viany (Sleipnir)


fontes:
NÃO DEIXE O BLOG MORRER! Separe um minuto para comentar, elogiar ou criticar as publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante e ajuda a manter o blog ativo!

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Certamente possui semelhanças. Há um yokai chamado Oboroguruma que também é um carro de bois assombrado.

      Excluir



Seu comentário é muito importante, e muito bem vindo, porém peço que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby