Image Map

16 de fevereiro de 2022

Motucu

 ۞ ADM Sleipnir

Arte de Rodrigo Viany (Sleipnir)

Motucu (também chamado Motocu) é uma malévola e misteriosa entidade oriundo das crenças do extinto povo indígena Manaó (ou Manaus), que habitou a região do rio Negro no Amazonas, antes da descoberta do Brasil pelos europeus.

Crido habitar as florestas, o Motucu possui os pés virados para trás assim como o Curupira, porém ao contrário deste, ele é uma criatura demoníaca cujo único propósito é promover a destruição por onde quer que passe, por meio de intensos incêndios que ele provoca enquanto caminha. Dizem que o Motucu é um profundo conhecedor dos atalhos das florestas, e usa esse conhecimento para se movimentar e espalhar suas chamas de um lado ao outro da mesma rapidamente, deixando para trás somente rochas e solos estéreis.

Arte de Vinícius Galhardo


fontes:
  • Dicionário do Folclore Brasileiro, de Câmara Cascudo;
  • Abecedário de Personagens do Folclore Brasileiro, de Januária Cristina Alves.
NÃO DEIXE O BLOG MORRER! Separe um minuto para comentar, elogiar ou criticar as publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante e ajuda a manter o blog ativo!

2 comentários:

  1. Isso me fez pensar o seguinte, acho que ele e o curupira são inimigos não!? já que um é um guardião e o outro é um demônio destruidor

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante, e muito bem vindo, porém peço que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby