۞ ADM Sleipnir
Arte de Peter Valadon |
Mebuyan é uma deusa da morte e do submundo pertencente à mitologia do povo bagobo, nas Filipinas. Ela é a governante de Banua Mebu'yan ("a cidade de Mebuyan"), para onde vão todas as crianças que morreram ainda na fase de amamentação. Mebuyan cuida de todas essas almas, amamentando-as até elas crescerem e poderem se juntar aos seus finados parentes em Gimokudan, o submundo bagobo. Para amamentar tantas almas, Mebuyan dispõe de um corpo repleto de seios.
De acordo com um mito, antes de ser chamar Mebuyan, ela era conhecida apenas como Tube’ka Lumabat (irmã de Lumabat). Lumabat é o deus bagobo do céu e seu irmão. Ele a convidou a se unir a ele no céu mas ela recusou, e segundo o mito, essa recusa foi o que deu início a mortalidade dos homens. Os irmãos entraram em conflito e assim permaneceram, até que Tube’ka Lumabat decidiu se retirar para Gimokudan, onde tornou-se a líder de Banua Mebu'yan e passou a se chamar Mebuyan.
Em seu papel como deusa da morte, Mebuyan sacode um limoeiro localizado no submundo, cujo cada limão que cai dele ao ser sacudido representa a morte de alguém na terra. Se o limão cair maduro, uma pessoa velha morrerá mas se o fruto cair verde, será um jovem que morrerá.
Arte de Kring Demetrio |
Isso que eu chamo de monstro bizarro 😨😨😨
ResponderExcluir