Image Map

8 de abril de 2022

Aziwugum

۞ ADM Sleipnir

Aziwugum (ou az-i-wû-gûm-ki-mukh-'ti, freqüentemente chamado de Walrus Dog, "cão morsa" em inglês) é um criptídeo canídeo com avistamentos relatados na costa do Estreito de Bering, no Alasca, bem como na Groenlândia. Ele é descrito como sendo maior do que uma morsa, possuindo um corpo longo e esbelto coberto de escamas pretas, que o tornam impenetrável a todos, exceto às melhores lanças. Ele possui ainda uma cauda longa e arredondada com três bordas e vários espinhos. 

Diz-se que o Aziwugum vive com rebanhos de morsas e age como uma espécie de protetor para elas. Ele caça peixes e focas junto com elas, e ao menor sinal de ameaça, ele açoita a água com sua cauda para alertá-las do perigo. 

Caçadores de morsas no estreito de Bering temem o Aziwugun, cujo o golpe de sua cauda pode facilmente matar um homem. O naturalista Edward William Nelson, que explorou a costa de Bering por volta da virada do século XIX para o século XX, descreveu em seu livro  The Eskimo About Bering Strait (1900) o medo do Aziguwum por parte dos inuítes, e relatou ainda que um deles teria atacado uma canoa e matado todos a bordo:

"As pessoas das ilhas do estreito de Bering me disseram que às vezes eles veem esses cães-morsas, e que seus caçadores de morsas têm muito medo deles; eles também me informaram que em uma ocasião um cão morsa atacou um umiak cheio de pessoas e matou todos eles." 

fontes:

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

6 comentários:

  1. Traga mais sobre criptídeos, é um assunto muito interessante!

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto de ler historias sobre criaturas fantásticas,mesmo tendo lido muito(muito mesmo) sempre descubro algum mito que desperta a minha imaginação novamente

    ResponderExcluir
  3. Isso me fez lembrar da última historia que me trouxe esse fascínio,a começar pelo nome do personagem,"Goera,o invencível",ele é o deus da guerra dos Garos,um povo nativo da Índia,o mito conta que Goera se tornou deus após derrotar o monstro wakmanganchi Aragondi,uma criatura tão grande que tem um microcosmo nas costas,gostei da historia dele,especialmente por ser de uma mitológica meio desconhecida,mais fica a sugestão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já li sobre esse mito, só não trouxe ainda pq não encontrei imagens suficientes pra ilustra-lo e não consegui desenhar o Wakmanganchi Aragondi (bichinho complicado kk). Mas garanto que trarei o que puder dessa mitologia em algum momento.

      Excluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby