Image Map

6 de abril de 2022

Boi Vaquim

 ۞ ADM Sleipnir

Arte de Rodrigo Viany (Sleipnir)

Boi Vaquim é uma criatura mística oriunda da região dos pampas, que abrange parte do Rio Grande do Sul. Ela foi descrita pelo historiador Contreira Rodrigues (1884-1960) como sendo um boi alado, possuindo asas e chifres feitos de ouro (muitas vezes consideram somente seus chifres como sendo de ouro) e olhos feitos de diamante. É o terror dos campeiros, pois dizem que ele solta faíscas e chamas da ponta de seus chifres.

Aqueles corajosos o suficiente para tentar capturá-lo e assim por as mãos no ouro e nos diamantes em seu corpo, precisam ter também braços fortes e serem muito bons em laçar para que consigam dominá-lo. Além disso, precisam estar montados em cavalos bons de pata e de rédeas. Existem histórias sobre vaqueiros que partiram em busca da criatura e jamais foram vistos novamente.

Arte de Douglas Nogueira

fontes:


CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE 

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

11 comentários:

  1. Mais um post show sobre mitologia e folclore brasileiro. já tinha lido sobre o boi vaquim antes, e é muito bom lê sobre ele aqui no blog.

    ResponderExcluir
  2. Oi amor,gostaria de vê mais publicações sobre fãs e etc,como Mavkas,Xana,Anjanas,Sugarplum(fada do natal) e até mesmo da comadre florzinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Dos que você citou só não falei ainda aqui da Anjana e da Sugarplum. Futuramente haverão mais posts de criaturas féericas aqui no blog, pode deixar.

      Excluir
    2. Sonho realizado obg amor fã a 5 anos já viu

      Excluir
    3. Obrigado você! No que puder atender estarei ao dispor.

      Excluir
  3. Oi sou muito seu fã,enfim gostaria de saber se a deusa Te Fiti do filme Moana realmente existe na mitologia?e se não em que deusa polinésia ela foi baseada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Te Ka e Te Fiti parecem terem sido inspiradas respectivamente nas deusas Pele e Papahānaumoku, mas não tem confirmação da Disney para isso. Toda a história do coração foi inventada.

      Excluir
    2. Entendi,eu tinha associado ela a Hine-nui-te-po a deusa da morte e todo essa história do Maui roubar o coração seria uma releitura da morte do Maui na mitologia original,obrigado

      Excluir
  4. Muito interessante essa história eu adorei amo ver esse tipo de conteúdo

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby