Image Map

29 de abril de 2022

Ubbo-Sathla

۞ ADM Sleipnir

Ubbo-Sathla (também conhecido como "a Fonte Não Gerada"  e "o Demiurgo") é um dos chamados Deuses Exteriores presentes nos Mitos de Cthulu. Criado por Clark Ashton Smith, Ubbo-Sathla apareceu pela primeira vez no conto de mesmo nome, publicado na revista Weird Tales em 1933. 

Sua aparência é descrita como sendo uma enorme massa protoplasmática, que repousa em uma gruta nas profundezas da terra congelada. Ele possui uma monstruosa capacidade de fecundação, gerando espontaneamente organismos unicelulares primordiais que brotam incessantemente de sua forma informe. Diz-se que Ubbo-Sathla gerou os protótipos de todas as formas de vida na Terra, embora o que quer que seus pseudópodes toquem seja desprovido de vida para sempre. Ubbo-Sathla está destinado a um dia reabsorver todas as coisas vivas na Terra. 

Arte de Daniel Marco


Seu habitat possivelmente é Y'qaa, uma região "cinzenta", bem abaixo da superfície do antigo continente da Hiperbórea. Também é possível que ele habite o monte Voormithadreth, onde pode ter gerado outro de seus moradores, Abhoth, cuja forma e natureza são muito semelhantes às suas. Essa semelhança levou alguns escritores a especularem que Ubbo-Sathla e Abhoth são na verdade a mesma entidade, vista em épocas diferentes sob nomes diferentes.

Ubbo-Sathla guarda consigo um conjunto de tábuas de pedra que acredita-se conterem o conhecimento dos Deuses Anciões. Essas tábuas têm sido frequentemente procuradas por feiticeiros, embora nenhum deles tenha obtido sucesso em adquiri-las.


fonte:
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

3 comentários:

  1. Incrivelmente insano como todo mito de cthulu/lovecrafitiano. Uma pergunta, tem algum post aqui no blog sobre o rei amarelo ou nyarlatotep?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nyarlatotep sim, já Hastur está em andamento.

      Excluir
    2. Blz, vou procurar sobre ele, e fico no aguardo do post do hastur

      Excluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby