28 de setembro de 2025

Barbmoáhkka

۞ ADM Sleipnir

Bárbmoáhkká ("esposa das aves migratórias" na língua sami) é uma deusa da mitologia sámi, responsável pela proteção e supervisão das aves migratórias. Segundo a tradição dos antigos sámi, Bárbmoáhkká vivia em uma terra distante ao sul, conhecida como Barbmoriika ou “Terra de Barmol”, onde o sol sempre brilhava e para onde as aves migratórias se retiravam durante o inverno no norte da Escandinávia. Ela convocava as aves deste país do sul para retornarem à Sápmi na primavera.

Na mitologia sámi, a grou (Guorga) era considerada o rei das aves e responsável por registrar quantas aves migratórias chegavam e quantas morriam durante a viagem. A grou também anunciava a chegada da primavera, funcionando como um presságio da estação. Bárbmoáhkká, por sua vez, decidia quantas aves permaneceriam com ela e quantas seriam distribuídas pelo mundo, garantindo a sobrevivência das espécies e o suprimento para os caçadores.

O culto a Bárbmoáhkká está intimamente ligado à observação da natureza e à prática da caça, refletindo a relação simbiótica entre os sámi e a fauna migratória da região de Varanger e do norte da Escandinávia. O tema aparece em estudos de etnografia e mitologia, sendo preservado em registros de tradições orais e trabalhos acadêmicos sobre a cultura sámi.

fontes:

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio, crítica nas publicações. Sua interação é importante e ajuda a manter o blog ativo! Para mais conteúdo, inclusive postagens exclusivas, siga o Portal dos Mitos no seu novo Instagram: @portaldosmitosblog

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby