۞ ADM Sleipnir

Vafthruthnir (ou Vafthrudnir, nórdico antigo Vafþrúðnir: "tecelão poderoso") é um jötunn (gigante) da mitologia nórdica, conhecido por sua sabedoria excepcional. Ele é a figura central do poema Vafþrúðnismál, da Edda Poética, no qual atua como anfitrião e adversário de Odin (disfarçado como viajante mortal chamado Gangraaf ou Gangrod, que significa “viajante cansado”), em uma disputa de conhecimento que termina com sua derrota.
No início do poema, a deusa Frigga adverte Odin a não confrontá-lo, pois nenhum outro gigante seria igual a ele em poder. Apesar do alerta, Odin insiste em visitá-lo, buscando medir sua própria sabedoria contra a do gigante. A reputação de Vafthruthnir está diretamente relacionada ao seu vasto conhecimento sobre o passado, o presente e o futuro dos Nove Mundos, sendo essa a razão pela qual Odin o escolhe como oponente na disputa intelectual.

A Competição entre Odin e Vafthruthnir
A competição entre Odin e Vafthruthnir é apresentada no formato de perguntas e respostas, no poema Vafþrúðnismál. Cada um dos participantes deve fazer perguntas sobre aspectos mitológicos e cósmicos, testando o conhecimento do outro.
Vafthruthnir inicia a disputa questionando Odin sobre os cavalos que puxam o Dia e a Noite pelo céu. Odin responde corretamente que Skinfaxi puxa o Dia, enquanto Hrimfaxi puxa a Noite, e ainda acrescenta detalhes sobre suas características. Em seguida, Vafthruthnir continua testando o conhecimento do visitante sobre o rio Íving e sobre o Ragnarök.
Quando Odin assume o papel de questionador, pergunta sobre a criação da Terra e dos céus. Vafthruthnir responde que foram formados a partir da carne do gigante primordial Ymir, detalhando quais partes do corpo deram origem ao mundo. Em outras perguntas, o gigante também demonstra conhecimento sobre os astros, afirmando que a Lua e o Sol são filhos do gigante Mundilfari, colocados no céu para que os homens pudessem medir o tempo.
A disputa abrange ainda temas como Dellingr, Nótt, os pais do Inverno e do Verão, Bergelmir, Hraesvelgr, Njord, os Einherjar, Niflheim, Fenrir, Alfrodul, e os acontecimentos que sucederão o fim do mundo.

A disputa termina quando Odin rompe o padrão de perguntas temáticas e questiona Vafthruthnir sobre o que ele sussurrou no ouvido de seu filho Balder antes de sua cremação. Ao perceber que apenas Odin poderia saber essa informação, Vafthruthnir reconhece sua identidade e admite sua derrota, declarando que Odin será sempre o mais sábio entre os seres.
Influência e Paralelos Literários
A estrutura da disputa entre Odin e Vafthruthnir apresenta paralelos com outras obras da literatura nórdica e moderna. Um exemplo é a Saga de Hervarar, em que Odin, disfarçado de Gestumblindi, também trava uma disputa de enigmas com o rei Heidrek, culminando na mesma pergunta sobre o que foi sussurrado a Balder.
Na literatura moderna, a cena de “enigmas no escuro” entre Bilbo e Gollum, no livro O Hobbit, de J.R.R. Tolkien, é considerada inspirada na disputa entre Odin e Vafthruthnir. Em ambos os casos, a última pergunta rompe com o padrão tradicional dos enigmas, sendo formulada de maneira simples, mas impossível de responder com base em conhecimento comum. Tanto Gollum quanto Heidrek reagem com fúria à pergunta final, diferentemente de Vafthruthnir, que aceita sua derrota com serenidade.

- A Edda Poética: Parte III - Vafþrúðnismál. Disponível em: <https://portal-dos-mitos.blogspot.com/2014/02/a-edda-poetica-parte-iii-vafrunismal.html>.
- DALY, K. N.; RENGEL, M. Norse Mythology A To Z. New York: Chelsea House Publishers, 2010.
- BANE, T. Encyclopedia of giants and humanoids in myth, legend and folklore. Jefferson, North Carolina: Mcfarland & Company, Inc., Publishers, 2016.
- WIKIPEDIA CONTRIBUTORS. Vafþrúðnir. Disponível em: <https://en.wikipedia.org/wiki/Vaf%C3%BEr%C3%BA%C3%B0nir>
.gif)
Vafthruthnir


Nenhum comentário:
Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:
1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.
Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.
De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.