Image Map

8 de fevereiro de 2013

Kamaitachi

۞ ADM Sleipnir


Kamaitachi (japonês 镰鼬 ou かまいたち, kama: "foice" e itachi: "doninha"), é um yokai do folclore japonês que monta um redemoinho de vento, e possui mãos semelhantes à foices. Kamaitachis se movem na velocidade da luz atacando e cortando os seres humanos. As feridas resultantes dos ataques são grandes, mas sem sangramento. Existem várias concepções de como isso é possível, mas o mais comum é de um trio de doninhas com garras afiadas, montadas em uma rajada de vento e que cortam a pele das pessoas sobre as pernas. De acordo com esta interpretação, a primeira doninha abate a inocente vítima, a segunda corta a carne dela e a terceira aplica medicamentos aos ferimentos, de modo que no momento em que a vítima perceber o que estava acontecendo ela ficará apenas com feridas dolorosas que não possuem nenhum vestígio de sangramento. É dito que esse procedimento continua até que a vítima faleça.

Em diferentes regiões no Japão, costuma-se dizer que a pessoa que foi cortada não sangra porque o terceiro Kamaitachi suga o sangue para fora da ferida depois dela ter sido cortada. Em alguns casos, diz-se que quando o equilíbrio do trio dos Kamaitachis for perturbado, os outros dois Kamaitachi se tornarão violentos e começarão a matar os humanos e sugar o seu sangue. Um exemplo de perturbação do equilíbrio seria o terceiro Kamaitachi acidentalmente ficar preso por mágica ou morto por sacerdote budista. 



Origem 

Kamaitachi no Gazehyakkiyakou 

Esse fenômeno do vento cortando as pernas das pessoas é real e costuma acontecer em algumas regiões do Japão. Em alguns escritos, como o Sozan Chomón Kishu (1851), por exemplo, são contadas muitas histórias desse fenômeno afirmando que o fenômeno em si é real, mesmo se o Kamaitachi não existir. 

Gazuhyakkiyakou 

Gazuhyakkiyakou (画 図 百 鬼 夜行; A Ilustrada Parada Noturna de Cem Demônios) é um livro de pinturas em impressão, desenhadas por Toriyama Sekien no ano de 1776. O livro é composto de pinturas de vários monstros famosos no Japão. Ele, Toriyama Sekien, provavelmente foi o primeiro a imaginar o Kamaitachi com forma de uma doninha. A sua obra é composta de um total de quatro livros. "Estes livros são  bestiários sobrenaturais, coleções de fantasmas, espíritos, fantasmas e monstros, muitas das quais Toriyama, baseado na literatura, folclore, arte, outros. Estas obras tiveram uma profunda influência no imaginário yokai posterior no Japão". 




Interpretação Científica 

Muitos cientistas no Japão tentaram explicar este fenômeno. Na primeira, os cientistas afirmaram que o espaço vazio dentro do centro do redemoinho de ar faz a pressão do ar cair tão baixo que quando esse ar toca a pele humana , ele a rasga facilmente. No entanto, a pele humana é bem resistente para ser cortada facilmente pela pressão de ar que existe na natureza, e  não existe relatos de qualquer outro caso em que qualquer outra coisa foi cortada (roupas, pertences, etc). A explicação mais recente diz que o calor de vaporização é a causa desse fenômeno. O calor de vaporização é a energia necessária para transformar algo sólido em gás, e diz-se que quando a temperatura for baixa para isso acontecer, a superfície da pele é rasgada. Esta idéia pode ser apoiada pelo fato de que os lugares onde dizem ocorrer aparições de Kamaitachi são principalmente os países de neve. 

Nos dias do Japão moderno, o Kamaitachi, juntamente com a maioria dos outros yokais tradicionais, perdeu uma grande parte de sua influência cultural. Isto é devido a ataques se tornando menos comuns e os métodos aperfeiçoados para identificar como eles acontecem. No entanto, o seu conceito de um veloz relâmpago de doninhas com garras com foices cortantes levou a tornar-se uma figura popular em mangás, jogos e animes , fazendo-o aparecer muitas vezes nessas mídias.



CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTAGENS DA SÉRIE

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

6 comentários:

  1. a Temari do Naruto invoca um Kamaitachi.

    ResponderExcluir
  2. Agora descobri de onde vem o nome(de cantor) do K A M A I T A C H I

    ResponderExcluir
  3. Na primeira imagem "Que coisa fofa"
    Lendo a história "Imagina encontrar uma na rua a noite •_•' "

    ResponderExcluir
  4. Gostei bastante do artigo.

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby