Image Map

13 de setembro de 2013

Sexta Feira 13

۞ ADM Dama Gótica


A Sexta-Feira 13 de qualquer mês é conhecida popularmente como um dia de azar, pois o número 13 é considerado na numerologia um número irregular, e um sinal de infortúnio. Foi numa Sexta-Feira o dia que Jesus foi crucificado e a Sexta-Feira é dita ser um dia de azar. Somando o dia da semana de azar (sexta) com o número de azar (13) tem-se o mais azarado dos dias.

Mitologia Nórdica

Existem duas histórias ambientadas na mitologia nórdica que podem ter originado essa crença. Uma dessas histórias, de acordo com o historiador Donald Dossey, conta que certa vez houve em Valhalla - a morada dos deuses - um banquete para 12 convidados. Loki, o deus da discórdia, apareceu sem ser convidado e suas ações culminaram com a morte do deus Balder, o favorito dos deuses. Instituiu-se, então, a superstição de que convidar 13 pessoas para jantar era desgraça na certa e esse número ficou marcado como símbolo do azar. 


A segunda história é protagonizada pela deusa do amor e da beleza, Frigga, cujo nome deu origem às palavras friadagr e friday, "sexta-feira" em escandinavo e inglês respectivamente. Quando as tribos nórdicas se converteram ao cristianismo, a personagem foi transformada em uma bruxa exilada no alto de uma montanha.

Para se vingar, Frigga passou a reunir-se, todas as sextas-feiras, com outras 11 feiticeiras, mais o próprio Satanás, num total de 13 participantes, para rogar pragas sobre a humanidade. Da Escandinávia, a superstição espalhou-se por toda a Europa, reforçada pelo relato bíblico da Última Ceia, quando havia 13 pessoas à mesa, na véspera da crucificação de Cristo - que aconteceu numa sexta-feira. No Antigo Testamento judaico, inclusive, a sexta-feira já era um dia problemático desde os primeiros seres humanos. Eva teria oferecido a maçã a Adão numa sexta-feira e o grande dilúvio teria começado no mesmo dia da semana.

No Judaísmo

No Judaísmo, Eva ofereceu a maçã a Adão na sexta-feira, e o dilúvio começou no mesmo dia.

No Cristianismo

No cristianismo é relatado um evento de má sorte em 13 de Outubro de 1307, sexta-feira, quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV da França. Os seus membros foram presos simultaneamente em todo o país e alguns torturados e, mais tarde, executados por heresia.

Outra possibilidade para esta crença está no fato de que Jesus Cristo provavelmente foi morto numa sexta-feira 13, uma vez que a Páscoa judaica é celebrada no dia 14 do mês de Nissan, no calendário hebraico.

Recorde-se ainda que na Santa Ceia sentaram-se à mesa treze pessoas, sendo que duas delas, Jesus e Judas Iscariotes, morreram em seguida, por mortes trágicas, Jesus por crucificação e Judas provavelmente por suicídio.

Em Outras Culturas
  • Marinheiros ingleses não gostam de zarpar seus navios à sexta-feira 13. Segundo a superstição náutica, é bom começar o fim de semana só no sábado mesmo e evitar zarpar em uma sexta-feira para não desagradar a deusa Freya;
  • No Tarô, a carta de número 13 representa a Morte;
  • Na América do Norte e na Europa, parte da população, durante a sexta-feira 13, não entra em aviões, não dão festas nem iniciam um novo projeto. Alguns nem chegam a ir ao trabalho devido ao medo das coisas que supostamente podem ocorrer nessa data;
  • O folclore macedônio proíbe cortar o cabelo e as unhas nesse dia e os brâmanes e parses indianos, bem como os burmaneses, crêem que é um dia de mau agouro;
  • Em Portugal, muitas cidades e vilas celebram a Sexta-feira 13. As festas incluem bruxas, teatro, fogueira e banquetes com produtos locais.
Cultura Popular

Nos anos 80 foi lançada uma franquia de filmes intitulada "Friday 13 (Sexta-feira 13)", em que o personagem principal é Jason, um serial killer que usa uma mascara de hóquei e tem como arma um facão.


PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. eu nasi cesta feira treze e ainda no mes do cachorro lk ainda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queria saber o que pode acontecer com quem nasceu nesse dia? Eu nasci terça feira 13, mas alguns aniversários caí na sexta. Sinto que sou diferente dos outros e outras coisas. Tenso...

      Excluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby