Image Map

9 de abril de 2014

Mamon

۞ ADM Sleipnir

Mamon (ou Mammon, Mamonnas, Matmel, hebraico מָמוֹן), de acordo com os ensinamentos do bispo alemão Peter Binsfeld, é um dos sete príncipes do inferno. Cada príncipe foi associado a um dos sete pecados mortais da religião cristã, com Mamon sendo associado com a ganância. Mamon não era originalmente um demônio, mas simplesmente o termo sírio para 'dinheiro' ou 'riquezas'. Ele entrou na lista de demônios através das palavras de Cristo (Mateus : 6, 24):

"Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há de odiar a um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom".

Essa personificação também ocorre em Lucas 16:13 . No grego, Lucas 16:9 e Lucas 16:11 também personificam Mamon.

Por exegese bíblica e incompreensão popular, ele recebeu uma variedade de nomes corruptos que floresceram em uma série de demonologias e, eventualmente, ele emergiu na consciência popular como o demônio do dinheiro, da riqueza e da cobiça, ou (mais precisamente) o demônio do amor ao dinheiro. "Ao Mamon se entende o diabo que é o Senhor do Dinheiro ", escreveu Tomás de Aquino.


John Milton, em sua obra "Paraíso Perdido", retrata Mamon como sempre olhando para baixo, admirando o pavimento de ouro do céu, em vez das coisas sagradas e santas. Ele também constrói para Satã um palácio com veios de ouro ardente, chamado Pandemônio.

Em obras como o Dictionnaire Infernal, Mamon é descrito como sendo um embaixador do Inferno na Inglaterra. Embora não pareça haver uma descrição clara sobre a sua aparência, Mamon é comumente ilustrado como um nobre ou rei deformado, segurando sacos de dinheiro, embora o padre italiano Tomás de Aquino ofereça uma interpretação interessante, alegando que Mamon anda pelo Inferno montado sobre um lobo (na Idade Média, os lobos eram muitas vezes relacionados à ganância), pronto para definir os corações dos homens em chamas com a ganância e avareza. Outros o retratam como sendo muito mais monstruoso na aparência, sendo uma delas em forma de um abutre com dentes afiados, capazes de estraçalhas as almas gananciosas.

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

8 comentários:

  1. Aqui no Brasil ta cheio de demônios desses la no congresso nacional

    ResponderExcluir
  2. Mamom é maravilhoso! Salve o soberano.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela excelente esplicação

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela excelente esplicação obrigado

    ResponderExcluir
  5. Diabo mesmo que eu sei e o presidente que ta matando os po res de fome!

    ResponderExcluir
  6. Mamon construiu seu imperio. A riqueza é a ruina da humanidade.

    ResponderExcluir
  7. Muito interessante obrigado por tirar minha dúvida.

    ResponderExcluir
  8. Achei interessante a descrição como varia de acordo com o período e conveniência,como td até os dias atuais.

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby