Image Map

9 de abril de 2014

Mamon

۞ ADM Sleipnir

Mamon (ou Mammon, Mamonnas, Matmel, hebraico מָמוֹן), de acordo com os ensinamentos do bispo alemão Peter Binsfeld, é um dos sete príncipes do inferno. Cada príncipe foi associado a um dos sete pecados mortais da religião cristã, com Mamon sendo associado com a ganância. Mamon não era originalmente um demônio, mas simplesmente o termo sírio para 'dinheiro' ou 'riquezas'. Ele entrou na lista de demônios através das palavras de Cristo (Mateus : 6, 24):

"Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há de odiar a um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom".

Essa personificação também ocorre em Lucas 16:13 . No grego, Lucas 16:9 e Lucas 16:11 também personificam Mamon.

Por exegese bíblica e incompreensão popular, ele recebeu uma variedade de nomes corruptos que floresceram em uma série de demonologias e, eventualmente, ele emergiu na consciência popular como o demônio do dinheiro, da riqueza e da cobiça, ou (mais precisamente) o demônio do amor ao dinheiro. "Ao Mamon se entende o diabo que é o Senhor do Dinheiro ", escreveu Tomás de Aquino.


John Milton, em sua obra "Paraíso Perdido", retrata Mamon como sempre olhando para baixo, admirando o pavimento de ouro do céu, em vez das coisas sagradas e santas. Ele também constrói para Satã um palácio com veios de ouro ardente, chamado Pandemônio.

Em obras como o Dictionnaire Infernal, Mamon é descrito como sendo um embaixador do Inferno na Inglaterra. Embora não pareça haver uma descrição clara sobre a sua aparência, Mamon é comumente ilustrado como um nobre ou rei deformado, segurando sacos de dinheiro, embora o padre italiano Tomás de Aquino ofereça uma interpretação interessante, alegando que Mamon anda pelo Inferno montado sobre um lobo (na Idade Média, os lobos eram muitas vezes relacionados à ganância), pronto para definir os corações dos homens em chamas com a ganância e avareza. Outros o retratam como sendo muito mais monstruoso na aparência, sendo uma delas em forma de um abutre com dentes afiados, capazes de estraçalhas as almas gananciosas.

NÃO DEIXE O BLOG MORRER! Separe um minuto para comentar, elogiar ou criticar as publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante e ajuda a manter o blog ativo!

8 comentários:

  1. Aqui no Brasil ta cheio de demônios desses la no congresso nacional

    ResponderExcluir
  2. Mamom é maravilhoso! Salve o soberano.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela excelente esplicação

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela excelente esplicação obrigado

    ResponderExcluir
  5. Diabo mesmo que eu sei e o presidente que ta matando os po res de fome!

    ResponderExcluir
  6. Mamon construiu seu imperio. A riqueza é a ruina da humanidade.

    ResponderExcluir
  7. Muito interessante obrigado por tirar minha dúvida.

    ResponderExcluir
  8. Achei interessante a descrição como varia de acordo com o período e conveniência,como td até os dias atuais.

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante, e muito bem vindo, porém peço que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby