Image Map

10 de abril de 2014

Iktomi

۞ ADM Sleipnir


Iktomi ("aranha") é um deus pertencente à mitologia dos povos Lakota, Dakota e Nakota Sioux na América do Norte. No entanto, esta divindade particular é conhecida por muitos nomes através de muitas tribos diferentes, porque ele é um deus popular, bem como um arquétipo. Seus outros nomes em outras línguas tribais incluem Ikto, Unktomi, Inktomi, Unktome e Ictinike. Iktomi é um espírito trapaceiro e também o deus da linguagem e das invenções.

Características

Muitas vezes Iktomi é retratado apenas como uma aranha, mas ele pode assumir qualquer forma animal, às vezes, até mesmo aparecer como um ser humano. Quando ele está na forma de um ser humano, ele é muitas vezes dito ter anéis pretos ao redor dos olhos e usar tinta vermelha, amarela e branca.

Iktomi produz poções que podem conceder-lhe poder sobre as pessoas, podendo enganar deuses e mortais, além de poder mudar suas formas. Além disso, ele pode controlar os seres humanos como marionetes usando as suas teias de aranha. Apesar de tudo, Iktomi nem sempre é um malandro. Há casos onde ele vem em auxílio do povo Lakota, ajudando-os a se proteger do mal ou avisá-los do perigo. 




Mitos


A Queda de Iktomi

De acordo com os Lakota, Iktomi é filho de Inyan, "a Pedra", um deus criador similar a maioria dos deuses criadores de outras mitologias. Iktomi tem um irmão mais novo, chamado Iya, que é um espírito destrutivo e poderoso. É amigo de Mika (também conhecido como Coyote), que é seu cúmplice nos truques. 

Uma lenda conta que em tempos antigos, Iktomi era Ksa (sabedoria), mas ele foi despojado deste título e se tornou Iktomi por causa dos problemas que ele causava. Os índios Oglala da Dakota do Sul apresentam Iktomi como a segunda manifestação, ou degeneração, de Ksa, que eclodiu a partir do Ovo Cósmico criado por Wak-Inyan, a tempestade primordial. Ksa inventou a linguagem e as histórias, nomes e jogos. Nesta versão, Iya é o filho de Unk (a paixão), que detestava Ksa. Iya e Unk tinham um relacionamento incestuoso de onde nasceu Gnaski, "o demônio". 

Por causa disso, e por não ouvir o conselho de Ksa, Unk foi expulsa do círculo dos deuses. Unk tentou enganar Ksa com a ajuda e a astúcia de Gnaski. Gnaski obteve êxito, principalmente porque ele não temia Skan (o movimento), pois ele permitiu que ele nascesse. Gnaski conseguiu semear confusão entre as pessoas imitando Ksa com perfeição, por isso, ele é chamado Gnaski Ksapela (pouca sabedoria). As pessoas não foram capazes de distinguir quem era o real Ksa. Através de sua insensatez, Gnaski embaraçou Ksa completamente, e após o julgamento de Skan, Ksa foi punido e transformado em uma aranha. 

O Apanhador de Sonhos

Há muito tempo atrás quando o mundo ainda era jovem, um ancião Lakota líder espiritual estava no alto da montanha e teve uma visão. Na sua visão, Iktomi ( a grande trapaceira e professora da sabedoria apareceu em forma de Aranha ). Iktomi falou com ele em uma língua que só os lideres espirituais poderiam entender.

Conforme Iktomi  falava, levou ao ancião num circulo de salgueiro em forma de arco, que tinha penas , pelo de cavalo, miçangas e oferendas e começou a tecer uma teia. Iktomi falou ao ancião sobre os ciclos da vida e como nós começamos nossas vidas, passamos pela infância, a vida adulta e e finalmente nós ficamos mais velhos, anciãos e devemos ser cuidados como bebês novamente, completando o circulo. Mas, em cada período da vida há muitas forças, algumas boas e outras más. Se você ouvir as boas elas irão te conduzir na direção certa, mas se você ouvir as forças ruins elas irão te machucar e te guiará na direção errada.

Há muitas forças indo para muitas direções que podem ajudar ou interferir com a harmonia da natureza e com o Grande Espirito e todo seu magnifico ensinamento. Enquanto Iktomi falava ela continuava a tecer, começando de fora em direção ao centro. Quando ela terminou de tecer ela entregou o Apanhador dos Sonhos ao ancião Lakota e disse: 

"Veja, a teia é uma ciclo perfeito mas há um buraco no centro do circulo. Use a teia para te ajudar a alcançar seus objetivos e usar o ensinamento do seu povo, como visão , idéias e sonhos. Se você acreditar no Grande Espirito a teia irá captar  suas boas idéias e levará as ruins através do buraco no centro do apanhador de sonhos."



Profecia

Existe ainda uma profecia sobre Iktomi contando que um dia ele iria espalhar sua teia sobre a terra. Hoje, essa profecia é interpretada por alguns nativos americanos contemporâneos como o advento da rede telefônica e da Internet. Iktomi foi considerado pelo povo Lakota desde tempos imemoriais o patrono das invenções.

Comparações com outras culturas

Iktomi pode ser comparado à figura do africano Anansi, e em certa medida, ao iorubá Elegua, também descrito como um malandro disfarçado em vermelho. Devido à sua natureza como um enganador, bem como o patrono da comunicação, Iktomi também é comparado ao greco-romano Hermes / Mercúrio.


PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

4 comentários:

  1. Obrigado pelo artigo, me ajudou bastante a tirar duvidas que possuia em relaçao a Ksa. Parabens pelo blog.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelas informções. Antes de ler esse artigo não sabia nada sobre Iktomi. A série Deuses Americanos me trouxe até aqui.

    ResponderExcluir
  3. Adorei as informações e tenho uma nova visão sobre o apanhador. Parabéns e agradecida.

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby