Image Map

1 de abril de 2014

Ninel Kulagina

۞ ADM Sleipnir


Psicocinese, a capacidade de manipular objetos com a mente, é uma habilidade notoriamente difícil de ser provada. O paranormal naturalizado britânico Uri Geller alcançou sua fama na década de setenta, utilizando sua incrível capacidade de entortar colheres com o poder de sua mente. Ainda no início de sua carreira, numerosos cientistas concluíram que Geller realmente possuía habilidades psíquicas e psicocinéticas, porém uma polêmica sobre os poderes de Geller surgiu após uma série de mágicos (entre eles o grande mágico Criss Angel), alegarem que as habilidades de Geller eram simples truques de mágica. Seja qual for o caso, Geller continua sendo a pessoa pública mais famosa a alegar ter esses poderes.

Um caso mais obscuro e desafiador contra as tentativas de desmascará-lo, é o caso da russa Ninel Kulagina (1926-1990). Ninel era uma simples dona de casa, e  afirmava ter herdado de sua mãe a psicocinese e que descobriu ter essa capacidade quando viu alguns objetos se movendo espontaneamente em torno de si enquanto estava com raiva. Após muita prática, ela aprendeu a focalizar seu poder e mover objetos à sua vontade. Kulagina foi estudada por cerca de 40 cientistas durante os últimos 20 anos de sua vida.


Entre esses cientistas estava o Dr. Genady Sergeyev, que gravou mais de 60 filmes de Ninel exibindo suas habilidades psicocinéticas. Um desses filmes mostra Ninel manipulando um ovo quebrado dentro de um tanque de água, separando a gema e a clara e movendo as partes para lados opostos do tanque. Ninel estava a vários metros do tanque no momento do teste. Em outro experimento, os batimentos do coração de um sapo suspenso em uma solução foram acelerados e depois parados por Ninel, demonstrando que suas habilidades se estendiam  além da movimentação de objetos inanimados para a manipulação de células vivas. Outras habilidades de Kulagina eram: provocar combustão instantânea, enxergar através de paredes e tecidos e ainda curar e provocar doenças. Sergeyev concluiu que ela tinha a capacidade de magnetizar objetos, até mesmo objetos que eram não-magnéticos, e alternadamente atraí-los e repeli-los.


Sergeyev detectou um aparente campo eletrostático muito forte em torno de Kulagina. Além disso, foi detectado que Kulagina passava por grave stress físico e emocional durante os experimentos, e usar seus poderes trouxe graves problemas de saúde para Kulagina. Ela relatou que sabia quando o poder se manifestaria devido a uma dor aguda em sua coluna e sua visão que ficava turva. No final dos anos 70, Kulagina sofreu um ataque cardíaco quase fatal, que pode estar relacionado às suas habilidades psicocinéticas. Os exames médicos revelaram que ela tinha batimentos cardíacos irregulares, problemas com seu sistema endócrino e alguns sintomas de diabetes. Ela sentia dores nos braços e pernas, tinha problemas de coordenação e vertigem, além de perder bastante peso. Os pesquisadores soviéticos ligaram todos esses sintomas ao uso de suas habilidades psicocinéticas. Ninel Kulagina reduziu suas atividades psíquicas após o ataque cardíaco, e veio a falecer em 1990 com um novo ataque.

Muitos cientistas e veículos de comunicação eram céticos em relação a Kulagina. Eles afirmam que as experiências feitas pelos cientistas soviéticos não foram realizadas em um ambiente controlado, e que suas habilidades não passavam de truques de mágica. Além disso, os céticos afirmaram que a União Soviética tinha um motivo para fingir tudo isso: competir com os estudos do governo dos EUA sobre os fenômenos psíquicos. Seja como for, será que a União Soviética falsificou Kulagina, ou ela realmente possuía profundas habilidades psicocinéticas? Até hoje isso permanece um mistério. 

Para que sem interessar, no Youtube vocês poderão encontrar alguns vídeos sobre os experimentos feitos com Kulagina, basta procurar pelo nome dela.



PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby