24 de abril de 2014

Raziel

۞ ADM Sleipnir


Raziel é o arcanjo mantenedor dos conhecimentos ocultos, de acordo com os ensinamentos da Cabala (judaísmo). Na primeira referência, no apócrifo Livro dos Segredos de Enoque, ele é chamado Reuel ou Rasuel. O nome Raziel significa "segredo de Deus". Raziel também é conhecido como o "Guarda dos Segredos", "O Anjo das Regiões Secretas" e "Anjo dos Mistérios" . Sob outro nome, Galizur ou "Revelador da Pedra", ele é conhecido como o "príncipe reinante do segundo céu.". A ele são atribuídos vários papéis diferentes na hierarquia judaica dos anjos, comumente representado como um querubim, um ofanim, ou um dos erelim.

Aparência

Existem diferentes interpretações da aparência de Raziel. Na tradição judaica, ele possui asas azuis e veste um manto cinza. Na série Rogue Mage, de Faith Hunter, existe a seguinte descrição: "Suas penas são escarlate puro, um tom mais escuro do que um cardeal, sua nervura, as veias visíveis através do suave para baixo da axila, são azul-marinho brilhante, exceto quando ele está lutando ou excitado, então elas se transformam um vermelho brilhante. Seus olhos são mais belos do que o mais fino rubi, com as íris vermelhas em um rosto de pele morena, com mandíbula de mármore esculpido. Cheira a mel e chocolate".


Lendas

Raziel é dito ser autor do Sefer Raziel HaMalach (Livro de Raziel, o Anjo), que continha todo o conhecimento terreno e celestial. Como um dos ofanim, ele permanece perto do trono de Deus, onde ouve tudo e registra em seu livro. De acordo com o Livro de Raziel, ele é o anjo da magia e ensinou astrologia e adivinhação à humanidade.

Tendo se compadecido da situação de Adão e Eva, que foram banidos do Jardim do Éden após comerem o fruto proibido, Raziel decide entregar-lhes o seu livro, na esperança de que eles usassem-no para se redimir e voltar à comunhão com Deus. Essa atitude irritou os seus subordinados angelicas, que tomaram o livro das mãos de Adão e o lançou-o no mar. Posteriormente o livro foi recuperado por uma divindade primordial chamada Rahab, e mais tarde foi parar nas mãos de Enoque (que reivindicou a autoria do livro), Noé (que usou o conhecimento do livro para construir sua arca) e, eventualmente, Salomão (que obteve um conhecimento mágico extraordinário e controle sobre os 72 demônios da Goetia)


O  Zohar, outra obra do misticismo judaico, afirma que no livro de Raziel existe um trecho codificado "explicando as 1.500 chaves para  os  mistérios  do  mundo, os  quais  não foram revelados  nem  mesmo  aos  anjos". Outros  místicos  judeus  afirmam  que " do alto do Monte Horeb, o Anjo Raziel proclama diariamente os segredos dos homens a toda humanidade.

Raziel é uma figura principal na série Instrumentos Mortais de Cassandra Clare. Nestes livros, Raziel criou a raça dos Nefilins, híbridos humano-anjo, para lutarem contra demônios na Terra.

Raziel na capa do livro "Codex dos Caçadores de Sombras" de Cassandra Clare.
Obrigado por sua visita! Se gostou da leitura, por favor deixe um comentário. Compartilhe nossas postagens nas redes sociais!

15 comentários:

  1. muito bom mas oq é um ofanim e um erelim? pq eu não achei no site dizendo nada sobre eles

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ofanins e Erelins são duas classes de anjos.

      Excluir
  2. Coloquem sobre o Anael e Jofiel, em uma outra oportunidade. Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom ! estão de parabéns ! também seria interessante um sobre Metatron, dito ser o que detém maior poder entre os anjos

    ResponderExcluir
  4. Um sobre Metatron seria ótimo

    ResponderExcluir
  5. Matéria interessante mas não entendo o uso do título arcanjo no plural já q na bíblia é usado no singular e sempre relacionado a Miguel, que é Jesus, oq é apropriado pois arcanjo significa principal anjo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema é que vocÊ está baseando seus argumentos na bíblia cristã, e o texto leva em consideração várias outras vertentes cristãs, como o judaísmo, além da Cabala.

      Excluir
  6. Sim eu entendo q o texto aborda o assunto de uma forma mais abrangente. E como sempre digo vcs tão de parabéns pelo blog. Eu só dei minha opinião sobre o assunto em relação ao que eu acredito.

    ResponderExcluir
  7. Hb 1.4 - Feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles.



    ResponderExcluir
  8. Hb 1.5 - Porque, a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, Hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei por Pai, E ele me será por Filho?

    ResponderExcluir
  9. Hb 1.6 - E outra vez, quando introduz no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem.

    ResponderExcluir
  10. Emanoel Reina. E Raziel faz parte dos arcanjos dele. Ninguém o conhece direito. Raziel e muito zeloso íntimo a Deus. Por isso ele não e revelado na Bíblia mas sim em outros livros. Essas biblias normais que pessoas tem em casa muitas palavras são inventadas por um homem. E muitos crerem nele. Procurem os livros perdidos estudem e vera a verdade. Me desculpem mas e a Realidade.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns ao que fizeram esse blog gostei muito

    ResponderExcluir
  12. O nome do meu filho e Raziel. Ele hoje tem sete meses. Quem escolheu o nome foi meu marido quando ele tinha treze anos e nem imaginavamos q iriamos nos casar. Pois ele e 13 anos mais velho q eu. Ele conheceu o anjo raziel em jogo de video game e logo disse que ese seria o nome do seu filho. Quando ele completou 22 anos em um shopping viu uma loja de santos anjos etc....e entrou para ver qual era seu anjo da guarda e tomo um susto quando descobriu que era o anjo Raziel. Me arrepio todo vez q ele conta isso. Meu filho e uma criança linda olhar maravilhoso e muinto inteligente meu presente de Deus.

    ResponderExcluir



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos ou ofensas gratuitas;
-Comentários racistas e/ou xenófobos;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Desrespeitar o autor da postagem ou outro visitante;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Removeremos quaisquer comentários que se enquadrem nessas condições.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderemos responder seus comentários de forma mais apropriada, e você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby