Image Map

20 de agosto de 2015

Coyolxauhqui

۞ ADM Sleipnir


Coyolxauhqui era a antiga deusa da lua na mitologia asteca. Ela era filha dos deuses Mixcoatl e Coatlicue, e irmã do deus solar Huitzilopochtli e dos Centzonuitznaua, um grupo de 400 deuses estelaresSeu nome na língua nauátle significa "face pintada com sinos", devido aos minúsculos sinos de ouro que usava no rosto. Dizia-se que, quando a lua surgia grande e vermelha, era possível ver os sinos. Suas representações costumam ser apenas de sua cabeça em forma de disco, com marcações nas bochechas dos sinos, brincos com o ano solar e bolas aladas na testa. Se representada de corpo inteiro, utiliza um cinto de caveiras que seriam as cabeças de seus irmãos.

Alguns estudiosos acreditam que Coyolxauhqui possa ter sido uma divindade ainda mais primitiva, ligada à fertilidade da terra e dos homens. Seu irmão seria um deus da guerra e a disputa entre os dois seria uma forma de um culto guerreiro assumir a liderança política e social da população.



Mitologia

O principal mito envolvendo Coyolxauhqui é o do nascimento de seu irmão Huitzipochtli. Um dia, enquanto Coatlicue executava seus trabalhos sagrados, uma bola de penas de beija-flor caiu sobre ela, fazendo com que engravidasse. Furiosa pela desonra de sua mãe, Coyolxauhqui reuniu seus 400 irmãos e decidiu matá-la, na tentativa de evitar o nascimento de seu irmão bastardo.

Tomando conhecimento da situação, Coatlicue acelerou o nascimento de Huitzipochtli, e o mesmo acabou saindo do ventre de sua mãe, totalmente crescido e armado para a batalha.O deus decapitou Coyolxauhqui e seus demais irmãos, lançando suas cabeças ao céu onde deram origem aos astros celestes. A cabeça de Coyolxauhqui deu origem a lua e as cabeças dos Centzonuitznaua deram origem as estrelas.


PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

3 comentários:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby