Image Map

22 de fevereiro de 2022

Umi-bōzu

۞ ADM Sleipnir

Arte de SmokeBoats

Os Umi-bōzu (japonês 海坊主 ou うみぼうず, "monge marinho", também conhecidos como Umi-nyūdō e Umi-hōshi) são misteriosos e gigantescos yokais aquáticos pertencentes ao folclore japonês e conhecidos por causarem o naufrágio de embarcações. Alguns acreditam que eles sejam espíritos de monges que morreram afogados, e devido à natureza horrível de sua morte, tornaram-se yokais. Outros crêem que os Umi-bōzu são monstros marinhos que vivem nas profundezas do Mar Interior de Seto, sendo os progenitores de uma grande variedade de outros yokai aquáticos. 

Aparência

A verdadeira forma dos Umi-bōzu é desconhecida, já que eles só são vistos dos ombros para cima, mas eles parecem ter uma forma quase humanoide, com uma pele preta como tinta e um par de olhos grandes e redondos. Testemunhas oculares relatam uma grande variedade de tamanhos, desde um pouco maior do que um navio, a um tamanho tão inimaginável que apenas o rosto bulboso da criatura é visível acima da água. Sua cabeça é lisa e redonda, e seu corpo é nu e negro como a sombra. 


Comportamento

Umi-bōzu costumam aparecer no mar em noites calmas, quando não há sinal de nada fora do comum. De repente, as ondas e o clima começam a ficar agitados, e em meio ao tumulto surge uma criatura de tamanho colossal. A criatura então se move para destruir a embarcação, seja destruindo-a com um único golpe ou aos poucos, quebrado pedaço por pedaço até que não haja mais nada inteiro.


Alguns raros relatos os fazem parecer mais serpentinos, enquanto outros os fazem parecer mais fantasmagóricos, como uma espécie gigante de funayūrei (yokais na forma de espíritos vingativos marinhos). Neste último caso, da mesma forma que o funayūrei, um Umi-bōzu exige que a tripulação da mesma lhe dê um barril, o qual ele recolhe água do mar e a despeja no convés. Ele repete o ato até que a embarcação fique completamente inundada de água e afunde. Se lhe for dado um barril com o fundo removido, o Umi-bōzu ficará tentando recolher a água do mar sem sucesso, e assim a tripulação poderá ter a chance de escapar.

Em algumas versões, dizem que o Umi-bōzu pergunta aos tripulantes se eles estão com medo. Caso a resposta seja positiva, ou houver hesitação em responder, o yokai arrasta a embarcação e os tripulantes para o fundo do mar. Porém, se a tripulação não demonstrar medo diante do Umi-bōzu, ele perderá parte de seus poderes e recuará de volta para as profundezas do mar. De acordo com contos antigos de comunidades de pescadores, a fraqueza de um Umi-bōzu é a fumaça do tabaco e, caso alguém tenha o azar de encontrar com um, ter tabaco em sua posse pode levá-lo à salvação.


Algumas lendas regionais

Na região de Tōhoku, há o costume de sacrificar aos deuses os primeiros peixes capturados na pesca, e se isso não for seguido, um Umi-bōzu irá aparecer, destruir o barco e ainda sequestrará o dono do barco. Já na província de Nagano, existem Umi-bōzu incomuns que vivem nas águas doces dos rios. Segundo as lendas, eles foram avistados em rios perto de Kaesa, Nakano, e apresentavam corpos gigantes e cabeças pretas que pareciam grandes estátuas de Buda.

Também existem descrições de Umi-bōzu com aparências ainda mais estranhas. Na área de Kesennuma, Ōshima, província de Miyagi, há séculos conta-se histórias desses estranhos seres se transformando em belos humanos, especialmente mulheres, e desafiando outros a participarem de competições de natação. Há também um mito semelhante na prefeitura de Iwate, mas por lá é dito que aqueles que desavisadamente aceitam o desafio, são instantaneamente engolidos pelo yokai. Ainda, em algumas regiões, segundo os relatos, os Umi-bōzu atacariam em grupo. 

Além disso, embora existam muitas lendas que representem os Umi-bōzu atacando os seres humanos, em Uwajima, província de Ehime, existe a crença de que aqueles que virem um Umi-bōzu teriam uma vida longa.

Arte de peyeyo


fontes:


CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTAGENS DA SÉRIE
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Um comentário:

  1. e voce ainda demiorou faar desse yokai, os u,ibozu são uns yokais mais famosos e queridos

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby