1 de setembro de 2016

Quinotauro

۞ ADM Sleipnir


O Quinotauro (do latim Quinotaurus "touro com cinco chifres") é uma mítica criatura ou divindade marinha, que de acordo com a Crônica de Fredegar (principal fonte primária dos eventos da Europa Ocidental do século VII), teria violentado a mulher do rei franco Clodion quando a mesma já estava grávida, e assim ela veio a dar luz a Meroveo, o lendário fundador da dinastia merovíngia de reis francos.

O Quinotauro possui um corpo metade minotauro, metade peixe, e em sua cabeça existem 5 chifres. 
Presume-se que a criatura seja um amálgama entre o deus Netuno e o Minotauro, sendo 3 de seus chifres uma alusão ao tridente de Netuno, e os outros dois, são os chifres do próprio minotauro.


A lenda sobre a concepção merovíngia foi adaptada em 1982 pelos autores Michael Baigent, Richard Leigh e Henry Lincoln no livro O Santo Graal e a Linhagem Sagrada (The Holy Blood and the Holy Grail), como a semente de uma nova ideia. Eles, por hipótese, afirmam que a lenda "descendido de um peixe" era na verdade uma referência ao conceito de que a linha merovíngia havia se unido, via casamentos, com a linha sanguínea direta dos descendentes de Jesus Cristo, porque o símbolo dos primeiros cristãos também havia sido um peixe. Essa teoria foi popularizada posteriormente em 2003 pelo livro O Código Da Vinci, escrito por Dan Brown.


Obrigado por sua visita! Se gostou da leitura, por favor deixe um comentário. Compartilhe nossas postagens nas redes sociais!

Nenhum comentário:



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos / Ofensas;
-Incitar o ódio e o preconceito;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Reservamo-nos ao direito de remover qualquer comentário nessas condições.

De preferência, faça login com uma conta do Google, assim poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby