29 de setembro de 2016

Uzume

۞ ADM Sleipnir


Ame-no-uzume-no-mikoto (天宇 受 売 命, 天 鈿 女 命), Ama-no-uzume ou simplesmente Uzume, é a deusa xintoísta do amanhecer, da alegria e da dança, filha dos deuses Izanagi e Izanami e consorte do deus Sarutahiko Ōkami. Embora ela seja mencionada poucas vezes nos capítulos do Kojiki, ela assume um papel fundamental em cada história em que aparece.

A primeira menção a deusa se dá na história da reclusão da deusa do sol, Amaterasu. Susanoo, o deus das tempestades, estava prestes a ser banido para a terra dos mortos, como punição por todos os problemas que ele causava, porém antes que isso acontecesse, Susanoo pediu aos seus pais, Izanagi e Izanami, que lhe permitissem visitar o palácio de sua irmã mais velha, Amaterasu, para que pudesse se despedir dela. Izanagi e Izanami concederam o pedido, sem desconfiar das verdadeiras intenções do filho.

Ao chegar ao palácio de Amaterasu, Susanoo destruiu seus campos de arroz, jogou um cavalo esfolado em seu tear, e matou de forma brutal uma de suas donzelas. Furiosa com as ações de Susanoo, Amaterasu se escondeu em uma caverna atrás de uma porta em forma de rocha grossa e pesada. Sem a luz de Amaterasu, o mundo ficou em completa escuridão. O mundo passou dias, semanas sem o sol, e os deuses não conseguiam convencer Amaterasu a deixar seu esconderijo. 

Foi quando a deusa Uzume virou uma banheira próximo à entrada da caverna e começou a dançar sobre ela, arrancando suas roupas na frente das demais divindades. Todos acharam aquilo tão engraçado que começaram a rir bastante.



Ao ouvir os risos de todos, Amaterasu abriu a entrada da caverna para ver o que provocava tamanho alarido. Assim que ela abriu a caverna, viu seu glorioso reflexo em um espelho que Uzume tinha colocado em uma árvore em frente a caverna e, lentamente, deixou seu esconderijo.

Nesse momento, o deus Ame-no-Tajikarawo-no-Mikoto correu para trás e fechou a caverna atrás dela. Um outro deus selou a entrada com uma corda mágica conhecida como shimenawaAs deusas Ame-no-Koyane-no-mikoto e Ame-no-Futodama-no-mikoto, então, pediram a Amaterasu para retomar sua função divina. Amaterasu concordou, e naquele momento a luz foi restaurada na Terra. 

Uzume e Sahutahiko

Uzume fez parte da comitiva do deus Ninigi, quando a deusa Amaterasu o enviou para governar o Japão antigo. A descida do deus e de sua comitiva foi bloqueada por Sarutahiko, o deus que guardava Ukihashi, a ponte flutuante entre Takamagahara ( "Alto Plano dos Céus", a casa das divindades xintoístas) e a Terra (de forma semelhante a Heimdall, o deus nórdico que guarda a ponte Bifrost de Asgard).



Sarutahiko não pretendia deixar Ninigi e sua comitiva passarem de forma alguma pela ponte. A travessia só foi possível porque Uzume se pôs à frente da comitiva, e com os seios à mostra, fez uma dança sensual que fez Sahutahiko se apaixonar por ela e pedi-la em casamento. Uzume concordou em se casar com ele em troca de seu voto de lealdade a Ninigi, e com isso eles puderam atravessar a ponte.


Obrigado por sua visita! Se gostou da leitura, por favor deixe um comentário. Compartilhe nossas postagens nas redes sociais!

3 comentários:

  1. É uma deuuuuusaaaaaaa!!!

    ResponderExcluir
  2. Essa segunda imagem é de algum anime/mangá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É de um jogo chamado Toukiden: The Age of Demons, para PsVita.

      Excluir



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos / Ofensas;
-Incitar o ódio e o preconceito;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Reservamo-nos ao direito de remover qualquer comentário nessas condições.

De preferência, faça login com uma conta do Google, assim poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby