Image Map

15 de setembro de 2016

Sudice

۞ ADM Sleipnir


As Sudice (Suđaje, Sudiczki, Rodzanice, Narecznice, Sojenice e Rojenice) são um trio de espíritos femininos da mitologia eslava, responsáveis por determinar o destino dos recém nascidos. Acreditava-se que o destino das pessoas dependia completamente da livre vontade das Sudice. Elas tinham poderes para decidir que tipo de vida que a pessoa iria ter e por quanto tempo viveria, e ninguém podia escapar de sua decisão.

De acordo com as lendas, as Sudice aparecem na 3ª noite após o nascimento do bebê (em algumas nações eslavas, elas eram ditas aparecerem na 7ª noite). Acreditava-se que elas apareciam à meia-noite em ponto. Elas entravam nas casas pela chaminé, e apenas a mãe do bebê podia vê-las. Cada uma das Sudice possui seu próprio propósito e sua área de influência. A primeira era a mais perigosa; ela era a Sudice da morte. A segunda também era negativa, mas não de modo letal. Ela era encarregada pelos infortúnios, doença e as dificuldades da vida. A terceira e última era encarregada da felicidade, boa sorte e prosperidade. 



A ordem em que elas aparecem na terceira noite não pode ser determinada de forma alguma,mas irá refletir no percurso de vida do bebê. Por isso, os povos eslavos acreditavam que todas as pessoas devem passar por estes três períodos na vida: a felicidade, o infortúnio e a morte. A única diferença seria a ordem em que eles ocorrem. A justificativa para acreditar nesse mito era a vida de algumas pessoas que nasciam muito pobres e mais tarde tornavam-se imensamente ricas, ou pessoas que foram ricas por gerações e tiveram uma infância muito feliz e início da vida, mas morreram pobres, muitas vezes famintas e desabrigadas.

A crença na existência das Sudice era tão forte que as pessoas ficavam esperando por elas e faziam de tudo para que se sentissem confortáveis ​​em suas casas, a fim de receber um destino melhor para os seus bebês. Assim, não era raro encontrar frutas, moedas ou panos em cima da mesa ou ao lado do bebê, como um presente para as Sudice. No momento da visita, a criança deveria obrigatoriamente estar bem vestida, limpa e bem alimentada. Acreditava-se que as famílias que não respeitassem esta tradição fariam com que as Sudice determinassem um destino ruim para a criança. Ainda nos dias de hoje há um provérbio sobre pessoas que tem má sorte constantemente, dizendo que "elas não foram bem cuidadas na terceira noite."

Algumas histórias falam de um outro espírito ligado as Sudice chamado Usud. Trata-se de um espírito masculino que aparece nas casas após a visita das Sudice e anota a ordem em que elas vieram e o destino que elas determinaram para a criança. O que ele escrevesse não poderia ser mudado.



PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby