Image Map

23 de junho de 2021

Cat Sìth

۞ ADM Sleipnir

Cat Sìth ("gato fada", também Cat-sìth, Cat Sidhe ou Cat sí, singular; plural: Cait SìthCait-sìth ou Cait Sidhe) é uma espécie de fada ou espectro pertencente aos folclores celta, escocês e irlandês. Sua aparência se assemelha a um grande gato preto com uma mancha branca em seu peito. Acredita-se que um Cat-sìth é capaz de roubar a alma de uma pessoa passando por cima de um cadáver antes do seu enterro, antes que a alma fosse reivindicada pelos deuses. 

Para evitar isso, vigílias chamadas Feill Fadalach ("Festa tardia") são realizadas para manter os Cait-sìth longe de um cadáver, antes de seu enterro. Outras medidas também podem ser empregadas. como borrifar erva-dos-gatos pela casa ou aparar a fogueira do ambiente onde o corpo está sendo velado, para tornar o ambiente menos acolhedor para um Cat Sìth.


Acredita-se que durante o Samhain, festival que marca o início do inverno no hemisfério norte, um Cat Sìth abençoa as residências que deixam um pires de leite para ele beber, enquanto amaldiçoa aquelas que não o fazem, fazendo com que o leite das vacas sequem.

Alguns contos sugerem que os Cat-sìth não seriam fadas, mas sim bruxas. De acordo com o folclorista John Gregorson Campbell (1836–1891), essas bruxas seriam capazes de assumir a forma de um gato nove vezes (o que pode ser a origem do ditado que os gatos têm nove vidas). Elas seriam capazes de retornar à sua forma humana após oito transformações, mas caso elas usassem o nono e último, permaneceriam na forma de um gato para sempre.

Acredita-se que as lendas sobre Cait Sìth podem ter sido inspiradas nos gatos Kellas, que são um híbrido distinto entre gatos selvagens escoceses e gatos domésticos encontrados apenas na Escócia.

fontes:

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

5 comentários:

  1. Eu só conhecia esse personagem por The Lost Canvas, Cavaleiros do Zodíaco

    ResponderExcluir
  2. TB É UM PERSONAGEM JOGÁVEL DO FINAL FANTASY 7 ORIGINAL DO PS1.

    ResponderExcluir
  3. Estou coletando informações sobre mitos e lendas em busca de fazer uma história de fantasia mais completa.
    Até agora, esse site me ajudou muito. Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Estou coletando informações sobre mitos e lendas em busca de fazer uma história de fantasia mais completa.
    Até agora, esse site me ajudou muito. Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante, vi sobre o Cat Sith no anime Mahoutsukai no Yume 2 (Episódio 12)....

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby