Image Map

14 de julho de 2021

Skidbladnir

۞ ADM Sleipnir

Arte de Mateusz Komada

Skidbladnir (ou Skithblathnirnórdico antigo Skíðblaðnir,  "montado a partir de pedaços finos de madeira") é na mitologia nórdica um navio mágico pertencente ao deus FreyDescrito como o melhor dos navios, Skidbladnir foi um dos três itens mágicos criados pelos anões filhos de Ivaldi (os outros foram a lança Gungnir e os cabelos dourados de Sif) em sua disputa contra os anões irmãos Brokk e Eitri (ou Sindri), disputa essa orquestrada pelo deus da trapaça Loki

Skidbladnir era um navio capaz de ficar grande o suficiente para abrigar todos os deuses, seus cavalos e equipamentos, mas também pequeno o suficiente para ser dobrado e guardado em uma bolsa quando não estiver em uso. Outra característica que o tornava excepcional era a capacidade de locomover não só pelo mar, mas também pela terra e pelo céu. Uma vez que suas velas eram içadas, Skidbladnir sempre encontrava ventos favoráveis, permitindo que ele pudesse navegar até onde fosse preciso.

Arte de Nathan Deregnaucourt

O navio é atestado na Edda Poética, compilada no século XIII a partir de fontes tradicionais anteriores, e na Edda em Prosa e no Heimskringla, ambos escritos no século XIII por Snorri Sturluson. No capítulo 43 do Gylfaginning, primeira parte da Edda em Prosa, a figura entronizada de Hár informa a Gangleri (que era na verdade o rei Gylfi disfarçado) que embora Skidbladnir seja o melhor e o mais engenhoso navio dentre todos, o maior navio (em tamanho) é Nagflar, o navio construído com as unhas dos mortos.

Já no capítulo 7 do Heimskringla, um Odin evemerizado é dito ter possuído várias habilidades mágicas, incluindo que "ele também era capaz com meras palavras de extinguir incêndios, acalmar o mar e virar os ventos da maneira que quisesse. Ele também tinha um navio chamado Skíthblathnir com o qual navegou sobre grandes mares, e que podia ser dobrado como um pano.

Skidbladnir na HQ Loki Vol 2

fontes:

  • Wikipédia
  • Norse Mythology A to Z, 3ª edição, de Kathleen N. Daly

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

2 comentários:

  1. eese é um dos artefatos mais legais da mitologia

    ResponderExcluir
  2. A característica mais interessante do barco não foi dita,ele sempre chega ao seu destino não importando onde seja, inclusive para outros reinos como a terra dos gigantes.

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby