Image Map

13 de julho de 2022

A Baleia Adormecida de Valença-PI

۞ ADM Sleipnir

Arte de Rodrigo Viany (Sleipnir)

A lenda da Baleia Adormecida, também conhecida como a Baleia Azul, é uma lenda famosa presente na cidade de Valença, no Piauí. A lenda fala sobre uma baleia gigante dos tempos da Arca de Noé, que nadou mundo afora até chegar na região onde hoje fica a cidade de Valença. Cansada de tanto nadar e com muita sede, a baleia bebeu toda água do rio Caatinguinha e depois caiu em num sono profundo, permanecendo adormecida até os tempos atuais. 

O tamanho da baleia adormecida impressiona, pois segundo as histórias sua cabeça está localizada debaixo da Igreja de São Benedito, em Valença, enquanto sua cauda repousa abaixo da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, no município de Aroazes-PI, oque dá uma distância de cerca de 40 km.

Dizem que no dia em que a baleia acordar, ela irá expelir toda a água que ingeriu do rio Caatinguinha, e com isso toda a cidade será inundada. Alguns afirmam que, ao se aproximar da igreja, às vezes sentem tremores (que seriam da baleia se remexendo por se sentir incomodada com algo) e dizem que, às seis da tarde, no silêncio, no altar, pode-se escutar o coração da baleia, bem como o movimento das águas subterrâneas.

Outras baleias adormecidas

A lenda da baleia adormecida em Valença, embora seja a mais famosa, não é a única do estado, possuindo variações em outros municípios do mesmo. Em Amarante, uma baleia teria ido parar embaixo da igreja matriz da cidade ao sair do mar e descer o Rio Parnaíba durante uma enchente em tempos passados.

No município de Oeiras-PI, atribui-se as constantes rachaduras na igreja aos movimentos de uma baleia que habitaria o subterrâneo da igreja de Nossa Senhora da Conceição. Em Pedro II, também conta-se sobre uma baleia que no fim dos tempos aflorará no altar da igreja, vinda de Parnaíba.

Contam que em Picos existe uma baleia sob a Igrejinha do Sagrado Coração de Jesus. A lenda da baleia existiria, ainda, em Cristino Castro-PI. O mesmo ouvi falar em Campo Maior. Alguns dizem que o terremoto ocorrido em janeiro de 2017 em Teresina, teria sido obra de uma baleia se mexendo embaixo da igreja São Benedito.

Arte de Douglas Viana

fontes:


CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE 

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

6 comentários:

  1. Cara, que irado, eu sábia sobre as cobras de igreja por aqui no pará, mas sobre a baleia adormecida é a primeira vez, muito bom o post.

    ResponderExcluir
  2. Essa baleia teria alguma ligação com as baleias citadas dos povos inuite ou outro que fala sobre como existem baleias boas e ruins ?

    ResponderExcluir
  3. fico me perguntando se no Brasil algum povo/ tribo tem algum tipo de adoração as baleias como os maoris ou Inuíte, o ADM conhece algo parecido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No Brasil desconheço. Inclusive essa dúvida surgiu dia desses num grupo de discussão do qual faço parte no Instagram, mas ninguém conhecia também.

      Excluir
  4. Em nossa senhora dos remédios Piauí tem uma parte da baleia, e que o povo diz que seja o rabo🐳🐋

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby