24 de setembro de 2025

Haja-pau

۞ ADM Sleipnir

O Haja-pau é uma figura lendária do folclore nordestino, presente nos estados do Rio Grande do Norte e Piauí, e com relatos também na Paraíba. Descrito como um ser híbrido de humano e ave, vaga pelas matas fechadas durante a noite, emitindo um canto característico no qual repete insistentemente o seu próprio nome: “Haja pau! Haja pau! Haja pau!”.

A tradição popular narra que o Haja-pau teria surgido da tragédia de um jovem vaqueiro, filho de uma rica viúva e fazendeira. Certa Sexta-feira da Paixão, o rapaz decidiu ir ao campo para trabalhar, ignorando a firme desaprovação de sua mãe, que tentou dissuadi-lo. Ele, porém, insistiu e respondeu: “Vou, nem que haja pau!”.

No campo, perseguiu um boi que, ao descer uma ladeira, acabou caindo. O acidente provocou uma reação em cadeia: o cavalo do vaqueiro também tropeçou e caiu, seguido pelo cachorro que os acompanhava. Tragicamente, todos — o boi, o cavalo, o cachorro e o vaqueiro — morreram com o pescoço quebrado. Após a morte, a alma do jovem teria se transformado em um duende alado, com características de um pássaro noturno, condenado a vagar eternamente e a repetir suas palavras de desafio.


fontes:

CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio, crítica nas publicações. Sua interação é importante e ajuda a manter o blog ativo! Para mais conteúdo, inclusive postagens exclusivas, siga o Portal dos Mitos no seu novo Instagram: @portaldosmitosblog

Um comentário:

  1. Gente nome polêmico, imagina vc andar pelas matas a noite e ouvir um "haja pau" kakakak eu surto

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby