Image Map

13 de dezembro de 2012

Fujin & Raijin

۞ ADM Sleipnir


Fujin, o Deus do Vento

Fujin (風神 - fu: vento e jin: deus) é o deus japonês do vento e uma das divindades xintoistas mais antigas. Ele estava presente com Amaterasu (Sol) na criação do mundo, e quando ele deixou o vento sair pela primeira vez da sua bolsa, este clareou a neblina da manhã e preencheu o espaço entre o céu e a terra, e assim o sol brilhou. Acredita-se que ele vive acima das nuvens junto com Raijin, o deus do trovão. 

Fujin geralmente é representado como um homem musculoso, carregando um grande saco de tecido (ou pele de animal), repleto de ventos. Quando ele abre este saco, libera uma rajada de ventos. Fujin, Raijin e Amaterasu são responsáveis pelo clima do universo, por isso são representados quase sempre juntos (em algumas versões eles são irmãos). Antes dos humanos habitarem a terra, uma discussão surgiu entre eles pelo controle das tempestades. Nesta batalha, Fujin corta o braço esquerdo de Raijin. Algum tempo depois, os dois deuses voltam a ser amigos e Amaterasu recupera o braço perdido de Rajin para que este continuase produzindo trovões. Algumas crenças tradicionais atribuem o fracasso dos mongóis em sua tentativa de invadir o Japão no ano de 1274 a uma tempestade criada por Fuijin, que recebeu o nome de Kamikaze (kami: divino e kaze: vento). 


A iconografia de Fujin parece ter sua origem nas trocas culturais ao longo da Rota da Seda. Começando com o período helenístico, quando a Grécia ocupou partes da Ásia Central e Índia, o deus grego do vento Bóreas tornou-se o deus Wardo na arte greco-budista, em seguida, uma divindade do vento na China (afrescos da bacia de Tarim) e, finalmente na divindade japonesa Fujin.

Durante essa evolução, o deus do vento manteve o seu símbolo, o seu jeito falastrão, e sua aparência desgrenhada . 


Fujin na cultura popular 
  • O Pokémon Tornadus é baseado em Fujin;
  • Fujin aparece como um personagem em várias edições da série Mortal Kombat de vídeo-games;
  • Fujin, junto com o deus do trovão Raijin, aparece no videogame Muramasa: The Demon Blade;
  • Fujin é um ajudante de Seifer Almasy no jogo da Squaresoft "Final Fantasy VIII" para a PlayStation;
  • Fujin também aparece em Inazuma Eleven como a técnica “Kazemaru Ichirouta do (Fujin no Mai)
Raijin, o Deus do Trovão

Raijin é o deus do trovão, do relâmpago e da guerra na mitologia japonesa, um deus-demônio com dentes e garras afiadas, cabelos longos e com um tambor para fazer os trovões. Por vezes é representado como um deus vermelho que adora comer umbigos humanos, tanto que o pais japoneses dizem a seus filhos para esconder seus umbigos durante uma tempestade, se não são devorados pelo deus. Seu nome é derivado do japonês palavras rai (雷, significando "trovão") e shin (神, "deus" ou "kami"). Ele é tipicamente descrito como um demônio batendo tambores para criar um trovão, geralmente com o símbolo tomoe desenhado na bateria. Ele também é conhecido pelos seguintes nomes:
  • Yakuza no ikazuchi no kami: Yakuza (八, oito) e ikazuchi (雷, trovão) e kami (神 espírito, ou divindade);
  • Kaminari-sama: Kaminari (神, Kami espírito, ou divindade + 雷, nari, trovão) e-sama (様, um japonês honorífico que significa "mestre");
  • Raiden-sama: rai (雷, trovão), den (电, raios), e-sama (様, mestre);
  • Narukami: naru (鸣, trovejante / rolamento) e kami (神 espírito, ou divindade).



Raijin é acompanhado por Raijuu (雷 獣, "besta do trovão") que é uma lendária criatura da mitologia japonesa, de corpo composto tanto de eletricidade como de fogo e pode aparecer na forma de um gato, tanuki, macaco, ou doninha. A forma de um lobo azul e branco (ou mesmo um lobo envolvido em raios) é comum e seu rugido soa como um trovão. Um dos comportamentos peculiares Raiju é o de dormir em umbigos humanos .Isso leva Raijin a disparar flechas de raios no Raiju para acordar a criatura para cima, e, portanto, prejudica a pessoa em cujo ventre o demônio está descansando. Pessoas supersticiosas, portanto, muitas vezes escondem seus umbigos durante o mau tempo, mas outras lendas dizem que Raiju só vai se esconder no umbigos de pessoas que dormem ao ar livre.

Raijin é uma divindade bem conhecida e sua fama gerou vários personagens na mídia japonesa. Ele é muitas vezes ridicularizado, por exemplo, em um episódio de “Kyorochan”, ou em “Katamari Damacy”, onde ele é um dos objetos maiores e mais valioso no jogo que o príncipe pode rolar em sua bola Damashi de lixo. Na série tokusatsu Madan Senki Ryukendo, todos os três guerreiros Madan, logo após a transformação, dizerem seus nomes seguidos da palavra "Raijin!", Que significa "acorde!" Ou "levante-se!". Ele também aparece em um papel menor no jogo Final Fantasy VIII como um dos capangas de Seifer Almasy. Em Chrono Trigger, ele e seu irmão se unem para formar a espada Masamune.


Uma lenda budista chinesa conta que Raijin e Fujin eram demônios malvados, inimigos de Buda. Então Buda ordenou a seu exército celestial que os capturassem. Após diversas batalhas entre os demônios e 33 deuses, eles finalmente foram derrotados e presos. Como castigo, Fujin e Raijin tiveram de trabalhar para o céu.

De acordo com o Kojiki [1], Fujin e Raijin nasceram da deusa Izanami. 

[1] - Kojiki ou Furukotofumi (古事記) é o livro mais antigo sobre a história do Japão antigo.O corpo do texto é escrito em chinês, mas inclui numerosos nomes e expressões em japonês


fontes: 
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

17 comentários:

  1. Blog otimo bom trabalho pessoal

    ResponderExcluir
  2. sempre quando quero ver algo interessante,vejo aqui,blog muuito bem feito,tomara que continuem crescendo:)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ADM Sleipnir: Muito obrigado e continue prestigiando nosso trabalho ^^!

      Excluir
  3. Parabéns mesmo publicam um otimo trabalho! Raijin e Fujin uma historia muito boa! parabéns... Obs:vocês têm o melhor blog de mitos de todos! ;)

    ResponderExcluir
  4. Raiden , personagem do Mortal Kombat também faz alusão a mitologia japonesa , só que é referiada ao deus do trovão e também há uma certa referência feita ao mesmo no filme Os Aventureiros Do Bairro Proibido , agradeço desde já pela postagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado vc pelo comentário. O Raiden foi minha inspiração para fazer a postagem.

      Excluir
  5. No jogo Mortal Kombat , também temos o próprio Fujin que é o Deus do Vento e ajuda Raiden no MK Armageddon. E a descrição do lobo de Raiju se parece muito com a descrição de Raikou , um dos 3 Cães lendários de Pokemon. Parabéns ao blog, ótima postagem!

    ResponderExcluir
  6. No naruto também aparece eles no anime sao prisioneiros q fojem e fujin e raijin sao irmaos eles gostam de comer o tempo todo

    ResponderExcluir
  7. so vim falar q esses simbolos ao redor de raijin tbm aparece no anime one piece no personagem enel e por ele ter a akuma no mi goro q o permite virar e controlar eletricidade acredito q seja uma referencia a ele

    ResponderExcluir
  8. É tudo mito. Prefiro assuntos bíblicos, ficamo masi perto ou são a verdade. Veja esse site https://entendendoassuntosbiblicos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Cara blog ótimo adoro ler sobre mitologia
    Será que exigem algum tipo de carreira relacionado ao estudo de mitos e lendas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Olha, já procurei e a única coisa que achei foram pós-graduações, para formandos em História. Pós essas muito caras por sinal.

      Excluir
  10. Amei saber mais sobre eles!! Sou super fã de Naruto e Fujin e Raijin foram representados na história incluindo em action figures.

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby