Image Map

8 de setembro de 2013

Gabriel

۞ ADM Sleipnir

Arte de Genzoman

Na crença judaico-cristã, o Arcanjo Gabriel, cujo nome significa "Deus é minha força" ou "o homem de Deus", é o arcanjo da anunciação, ressurreição, misericórdia, revelação e morte. Também conhecido na ortografia hebraica como Gabri-el, seu nome é derivado da raiz suméria GBR, que significa "governador". Gabriel é um anjo de destaque nas religiões abraâmicas, e serve a Deus em várias capacidades, sendo especialmente mencionado nas escrituras como o mensageiro de Deus 

Gabriel é mais do que um simples anjo que cuida de seres humanos, ele é um dos principais arcanjos que anunciam a vontade de Deus para as figuras centrais da fé abraâmica: Moisés, Jesus e Maomé. Ele é, portanto, um símbolo de orientação providencial de Deus para cada uma das religiões abraâmicas, o judaísmo, o cristianismo e o islamismo e suas aparições aos seus fundadores demonstram que cada religião tem sido justamente guiado por Deus. Gabriel, portanto, oferece um grande potencial como um símbolo de harmonia religiosa e unidade.

Gabriel, assim como Miguel, é mencionado quatro vezes na Bíblia. Ele trouxe a profecia de Daniel, anunciou o nascimento de João Batista e o nascimento de Jesus, e ele é creditado como o anjo que enterrou o corpo de Moisés. Gabriel é um arauto, que anuncia a palavra de Deus entre os céus e a terra. Devido a isso, ele é visto como um portador de notícias, e é visto por algumas pessoas como um anjo de misericórdia. Em uma crença popular Gabriel é o anjo que pastoreia as novas almas do céu dentro dos corpos de mulheres grávidas, e passa nove meses sussurrando para eles e dizendo-lhes o que eles serão. Supostamente a fenda formada abaixo do nariz é do dedo de Gabriel após ele silenciar o recém-nascido ao seu conhecimento sobre o que eles serão. Algumas correntes teológicas afirmam que Gabriel é do sexo feminino, a única entre as hostes masculinas ou andróginas, talvez traçando uma linha com a maternidade.


Gabriel possui também um importante papel no fim do mundo. No início do Armagedom, a última batalha que supostamente profetiza o fim do mundo, Gabriel soará sua trombeta sinalizar o fim dos tempos. Este mito parece ser uma constante em muitas religiões que prevêem que o mundo vai acabar em um estrondo, por exemplo, como na mitologia nórdica o deus Heimdall (que era o vigia de Asgard na mitologia nórdica) irá soprar sua corneta para anunciar a última guerra entre os gigantes e os deuses. No entanto, à parte de seu papel apocalíptico, Gabriel geralmente é visto como um mediador e um mensageiro, que muitas pessoas aceitam e vêem-lo como um santo patrono dos mensageiros, trabalhadores do ramo de telecomunicações e funcionários postais.

É dito  no Islã que Gabriel ditou o Alcorão ao profeta Maomé. O livro sagrado teria sido ditado diretamente pelo anjo, colocando as palavras exatas na mão do homem. O Islã é, naturalmente, o terceiro da trilogia do monoteísmo, vindo depois do judaísmo e o cristianismo. No entanto, apesar da base semelhante, com o mesmo deus e até os mesmos anjos (que são frequentemente descritos com as mesmas aparências) tem havido discussões e até guerras iniciadas sobre as idéias que um ser do judaísmo desempenhou um papel no cristianismo, e que depois ditou os primórdios do Islã.

Arte de Mario Wibisono
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

4 comentários:

  1. caraca muito bom esse site vcs estão de parabéns

    ResponderExcluir
  2. então Miguel é tipo o Tyrael do Diablo 3

    ResponderExcluir
  3. Matéria interessante, mas gostaria de abordar o ponto de vista bíblico. Gabriel é um anjo mencionado por nome nas Escrituras inspiradas. Em uma ocasião, aparece a Daniel para explicar a visão do bode e o carneiro (Daniel 8:1, 15-26). Depois aparece a Maria para anunciar-lhe o nascimento de Jesus (Lucas 1:26-38). Mas nunca na bíblia se diz que ele seja um arcanjo. Esse título de arcanjo na bíblia sempre se refere a Miguel,e sempre está no singular, indicando que só existe um arcanjo que é Miguel!

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby