Image Map

9 de outubro de 2013

Aegir

۞ ADM Sleipnir


Na mitologia nórdica, Aegir (nórdico antigo Ægir, "mar", também chamado  Hlér ou Gymi) é um deus dos oceanos e mares. Ele era um dos deuses primordiais, que surgiram antes do panteão nórdico ser formado. Aegir aparece muitas vezes na arte como um velho magro, segurando as mãos e os longos cabelos brancos que se assemelham à espuma do mar, embora ele às vezes é ilustrado como um gigante. 

Seu pai era Mistarblindi (Névoa-Cega), e seus irmãos eram Logi (fogo), e Kari (Ar). Seus servos fiéis são Eldir (fogo aceso) e Fimafeng (prático). Casado com a deusa Ran, sua irmã, eles  tiveram nove filhas muito perversas e combativas. Estas filhas, sempre vestidas de branco, e seus nomes eram sinônimos de onda: Kolga, Himingaleva, Hefring, Hunn, Hron, Bilgia, Bara, Duffa e Blodughadda.

Arte de Thorskegga

Aegir é conhecido pelo entretenimento generoso que ele providenciava aos outros deuses. Os deuses faziam festas regadas a cerveja todos os invernos no seu palácio, uma vez que era Aegir quem fornecia esta bebida para todo o panteão divino. As taças nunca ficavam vazias, enchendo-se através de magia. No entanto, um dia Aegir disse que nunca mais servia cerveja enquanto não lhe trouxessem um recipiente suficientemente grande para fermentar toda a cerveja, e isso levou o deus do trovão, Thor, a passar por inúmeras peripécias para conseguir tal recipiente.

Ao receber os deuses em seu palácio, Aegir colocava ouro no chão para iluminar o ambiente ao invés de acender uma fogueira; por esta razão o ouro era também conhecido como o "fogo de Aegir". O palácio de Aegir era um local sagrado, como se pode verificar pelo episódio em que os deuses se reuniram para lamentar a morte de Balder. Aparece entretanto Loki, incitador da morte de Balder, que insulta inadmissivelmente todos os presentes; mas, como não podia ser cometida nenhuma violência enquanto estivessem na casa de Aegir, nenhum mal lhe foi feito. Loki, enfurecido, ao sair mata Fimafeng, que juntamente com Eldir era um dos ajudantes de Aegir.

Os saxões primitivos ofereciam sacrifícios humanos a um deus do mar, que provavelmente era ou estava relacionado a Aegir. As tempestades causadas pela ira frequente deste deus provocavam o afundamento dos navios e os marinheiros acreditavam que Aegir podia aparecer de repente para arrastar navios e tripulantes em direção aos seus domínios submarinos.

Aegir e Ran, Arte de Natalia Nismianova

Em algumas partes dos Edda, compilações de contos do século XIII, Aegir aparece não como um deus, mas como um homem conhecedor das artes mágicas e que morava na ilha de Hler. Tinha ido visitar os deuses em Asgard, sítio onde morava a raça divina dos Aesir, e nesta visita ouviu Bragi contar as aventuras dos deuses. 

Alguns intérpretes da mitologia nórdica afirmam ainda que Aegir não é um deus, nem Aesir e nem Vanir, mas sim um gigante amistoso aos deuses, como sua esposa Ran e suas filhas. Ele está mais associado à regência das viagens marítimas e coisas mundanas, do que à essência do mar, do oceano e do princípio da água, pois estes já são regidos por uma divindade vanir, conhecido como Njord. Sendo assim, Aegir ou Ægir seria o comandante das criaturas aquáticas e dos jotuns marinhos, os chamados Fjortun, sendo ele quem prepara o Hidromel dos Aesir.

Arte de NocturnaDraco
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

4 comentários:

  1. Que maravilha ser abençoado por deuses que nos protegem,nos regam e nos fartam com barris de cerveja gelada.

    ResponderExcluir
  2. Que interessante! Você poderia escrever um artigo falando sobre quando Loki insultou os deuses e o aegir e matou fimafeng mais exclusivamente. Poderia também falar sobre quando bolverk(pseudônimo de Odin) roubou o hidromel de kvasir no salão de aegir.

    ResponderExcluir
  3. Esse episódio é chamado Lokassena e já tem essa postagem. E eu também tem a postagem sobre isso.

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby